Apesar da condição geral das estradas ser mais constante na época seca, sem as dificuldades impostas pelos atoleiros causados pelas chuvas, por exemplo, ainda existem certos desafios no transporte de gado.
“Com a estiagem, o pecuarista precisa se planejar justamente para ele vencer esse período, vencer a seca com qualidade e tudo mais. E a gente está, graças a Deus, solidificando e criando novas parcerias também e estamos cada vez mais próximos, nosso time e os pecuaristas, para fazer esse trabalho logístico de eficiência e levar o boi para ele de um ponto A para o ponto B, onde quer que esteja, para um confinamento ou outro retiro dele, para ele poder fazer o descanso de pasto”, disse em entrevista no quadro Giro na Estrada desta sexta-feira, dia 16, o coordenador regional do transporte boiadeiro da JBS Transportadora para SP, MS e MG Danilo Albuquerque.
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O profissional disse que a companhia desenvolveu sua própria espécie de protocolo para lidar com o calor intenso durante a viagem dos bovinos em meio à estação seca. “A gente se tornou especialista em longas distâncias. Hoje a gente conta com parcerias com boiteis e quando a gente percebe que o gado vai precisar pernoitar depois de 48 horas de viagem, que vão vencer 48 horas do animal dentro da carreta, a gente planeja uma parada no meio do trajeto e descansa o animal. No período que o caminhão está parado e que o motorista está fazendo a jornada de descanso dele, o animal também está descansando, bebendo água. Então nós nos tornamos, talvez, pioneiros nesse projeto de cuidar do animal de uma forma que a distância não é mais sentida”, revelou Albuquerque.
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Além da garantia de que os animais vão chegar bem ao destino final, seja para engorda ou para aliviar o pasto na seca para outro destino, o pecuarista também pode usar os serviços da companhia sabendo com antecedência os custos do transporte e incluir em suas contas antecipadamente. “A gente trabalha dessa forma, inclusive. É uma espécie de agenda. Quem se planeja melhor, consegue ter a segurança e vem primeiro na fila. Então o pecuarista que quiser negociar hoje o frete de gado magro conosco, pode entrar em contato com nosso time através da plataforma do Uboi, através dos telefones e pode, sim, planejar. Quanto mais rápido planejar, o negócio tem mais segurança e a certeza do transporte de qualidade vem”, assegurou.
“Planejou a data de embarque, a gente organiza junto ao pecuarista. Nós planejamos as paradas, inclusive antes de vencer a 48ª hora, quando a gente vai parar e vai descansar o animal. E a gente tem todo um planejamento, como uso de palha de arroz na carreta para conforto da bezerrada, em que a gente forra a carreta com palha de arroz justamente para que o animal do pecuarista chegue intacto ao destino final. Esse é o objetivo nosso”, exemplificou.
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Além dos contatos que podem ser feitos junto à equipe de originação de cada unidade Friboi do país, a transportadora pode ser acionada pelo aplicativo Uboi, conforme lembrou Danilo. “Inclusive nesta semana nós completamos um ano do aplicativo, do Uboi, que está no mercado, graças a Deus, evoluindo a passos largos. É uma ferramenta firme na mão do pecuarista e cada vez mais a gente vem atualizando o aplicativo justamente para deixar o pecuarista com a visão do negócio dele através do aplicativo. […] Se o pecuarista precisar de alguma estratégia, a gente faz transporte para o país todo. […] Estamos à disposição para todo mundo”, reforçou.
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Pelo vídeo a seguir é possível acompanhar a entrevista completa com Danilo Albuquerque ao quadro Giro na Estrada desta sexta, 16.