No espaço “De Bem com a Comida” no Giro do Boi desta sexta, dia 09, a chef e apresentador Gilda Bley resumiu dicas importantes para acertar o ponto do T-Bone feito na parrilha, além de indicar um sabor que combina muito bem com o corte: uma manteiga com hortelã e mel derretida por cima da peça.
“O T-Bone é composto por uma parte do filé mignon e outra do contrafilé, com um osso no formato de T. Por isso, leva esse nome. Ela é uma carne extremamente macia e saborosa, faz sucesso em todos os churrascos. E hoje eu estou aqui na Fazenda Churrascada para te ensinar o preparo desse corte”, anunciou.
“Para derreter por cima desse T-Bone a gente vai fazer uma manteiga com hortelã e mel que vai ficar incrível. E você pode usar em qualquer tipo de carne. Eu tenho certeza que vai começar a fazer parte dos seus churrasco na sua casa”, projetou a chef.
Bley revelou quais os ingredientes da manteiga aromatizada. “A gente vai precisa de manteiga nesse ponto, mais derretidinha, ponto pomada, como a gente fala; hortelã bem picadinho; […] um pouco de tomilho; raspas de um limão; umas três pitadinhas de sal; pimenta do reino a gosto; e mel. Agora é só misturar e colocar num papel manteiga, espalhar essa manteiga sobre ele e a gente vai enrolar como se fosse um bombom. Agora só levar para a geladeira até que fique bem durinha”, resumiu.
Na sequência, Bley mostrou o passo a passo para o preparo do T-bone. “Nosso fogo já está bem quente e eu só vou temperar com um pouco de sal de parrilha, ideal para cortes dessa espessura aqui, que não é uma peça muito grande, mas também não é uma peça muito fininha. Eu vou colocar um pouco desse azeite defumado, que vocês sabem que eu adoro. Ele vai dar sabor para a nossa carne e vai ajudar para que não grude na grelha. Se você for fazer em casa, numa frigideira de ferro ou numa grelha de ferro, se você tiver, também pode usar um óleo, um azeite para não grudar”, sugeriu.
A sequência certa do preparo da carne ajuda a encontrar o ponto ótimo para servi-la. “Hora do nosso T-Bone ir para a brasa na parrilha. Primeiro a gente doura o osso para que ele esquente o interior da carne. Assim que esquentar, o calor vai subindo e aquece o interior. Depois de dourar o osso, você vai dourar a gordura para daí, então, selar dos dois lados e dar o ponto da sua carne”, simplificou.
“Depois de tirar da parrilha, a gente deixa a carne descansar uns três minutos, pelo menos, para os sucos voltarem para o interior dela. Agora é hora de cortar. Estou usando uma faca mais fininha, isso ajuda a chegar mais perto do osso”, salientou.
“E a nossa manteiga de hortelã e mel já está pronta, durinha, pois estava na geladeira. Veja essa manteiguinha derretendo!”, disse Bley, integrando mais esse sabor ao prato.
“Como eu gosto desse corte! Com essa manteiga, fica incrível. A hortelã dá um frescor e o mel dá um adocicado que fica inesquecível! Todo mundo em casa vai adorar, eu tenho certeza”, assegurou a chef.
Confira mais receitas do “De Bem com a Comida”:
+ Receita “do campo”: chef apresenta picadinho de acém com legumes al dente
+ Muito frio para acender a churrasqueira? Veja esta receita de maminha na caçarola!
+ Blend de maminha com patinho dá textura especial em polpetone recheado
As receitas completas do programa estão disponíveis pelo site debemcomacomida.com.br e são exibidas sempre aos domingos, às 8h30 (hora de Brasília) pelo Canal Rural.
Pelo vídeo a seguir é possível assistir o passo a passo para a construção do prato: