Enquanto promete uma seca severa para o Brasil Central, o inverno começa na próxima segunda-feira, dia 21/06, com frio e chuva para áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Foi o que disse na previsão do tempo nesta sexta-feira, dia 18, o meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“Previsão para segunda e terça-feira, após a passagem dessa instabilidade na sexta e sábado, tem um período um pouco mais seco entre o domingo e o início da segunda, mas o inverno, que começa oficialmente na próxima segunda-feira, já tem instabilidade prevista, novamente entre segunda e terça-feira (dias 21 e 22, respectivamente), nos primeiros dois dias de inverno. Já tem novamente pancadas de chuva previstas em parte da Região Sul, podendo pegar também Mato Grosso do Sul e São Paulo”, projetou Schneider.
O especialista também comentou a previsão para este fim de semana. “Nós vamos ter nos próximos dias a formação de uma nova área de instabilidade que vai provocar mais chuva muito bem vinda na Região Sul. Deve ter alguns transtornos que a gente vê em seguida. […] Sexta-feira e final de semana, sábado, tem novo pulso de instabilidade vindo aqui da região de Mato Grosso do Sul, principalmente do Paraguai, nessa área em verde, e pode ver que ela se desloca para Região Sul. Ao mesmo tempo, a massa de ar frio ainda permanece sobre o Sul do País, ou seja. Vai ter bastante frio com umidade, pelo menos nesse final de semana, principalmente nessa sexta e sábado na Região Sul e pegando parte de São Paulo e o sul de Mato Grosso do Sul”, acrescentou.
Enquanto isso, mais próximo da faixa central do País, o tempo segue seco. “Sobre o mapa de armazenamento de água no solo, essas chuvas (da última semana) trouxeram um certo alívio para a Região Sul e, tem bastante umidade, em algumas áreas até o solo está um pouco mais encharcado. Mas continua bastante seco principalmente no extremo-norte e noroeste de São Paulo, nordeste de Mato Grosso do Sul e áreas entre Minas Gerais e o interior da Bahia. No Norte […] essas áreas em azul indicam também maior quantidade de umidade do solo […] Essas áreas mais centrais do País ainda continuam com umidade um pouco mais baixa, principalmente entre Minas Gerais e interior da Bahia e proximidades ao sul da região do Tocantins”, reforçou.
+ Leia aqui o prognóstico climático do inverno de 2021 pelo site do Inmet
A previsão completa do tempo que foi ao ar nesta sexta, dia 18, está disponível pelo vídeo a seguir: