O criador Djalma Silva Neto, com propriedade em Unaí, estado de Minas Gerais, contou que está iniciando uma nova fase em sua fazenda, um projeto de pecuária com 100 novilhas da raça Nelore em que ele pretende dar início ao manejo reprodutivo com inseminação artificial. Por isso, o pecuarista quer saber qual ou quais são as raças indicadas, citando como opções o Angus, Senepol, Hereford ou Simental. Ele pretende vender os bezerros por conta do mercado aquecido em sua região, mas também revelou que há opção de terminar os animais em confinamento próprio.
Quem deu as dicas para o criador foi o zootecnista Alexandre Zadra, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
“Para você que faça o cruzamento terminal, em que você vende 100% dos bezerros machos, eu recomendo, portanto, que você escolha uma raça que vá atender o mercado de bezerros”, simplificou o especialista.
De modo geral, conforme analisou Zadra, o mercado tem valorizado mais os bezerros pretos, que podem ser obtidos da cruza do Angus com o Nelore. “Hoje os bezerros pretos têm um valor muito bom, mas todo tipo de cruzamento tem um bom mercado. Então você escolhe conforme o mercado que você participa”, sugeriu.
+ Sua fazenda está preparada para lucrar com o cruzamento?
Zadra também apontou uma outra oportunidade para aumentar o desfruto do produtor dentro de seu sistema de produção: o uso das fêmeas F1 para extrair mais bezerros com valor agregado antes de descartá-la, potencialmente obtendo bônus na arroba pela qualidade destas fêmeas cruzadas.
“E aí você aproveita a fêmea meio-sangue e tire duas a três crias dela, abate ela pesada e coloca novilhas no lugar. Essa é uma sugestão que eu dou para você ter lucro na propriedade e com rapidez, velocidade no retorno” concluiu.
+ Quantas crias devo tirar das minhas vacas cruzadas antes do descarte?
+ Tire pelo menos uma cria da F1 Angus, aconselha especialista
+ 61 arrobas em 64 meses: conheça o potencial de desfrute do cruzamento terminal
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Confira no vídeo a seguir a resposta de Alexandre Zadra ao criador de MG: