Que touro usar para cobrir vacas Nelore em monta natural na Zona da Mata?

Dúvida veio de criador com propriedade em Leopoldina-MG, região com boa amplitude de chuvas e clima quente e úmido; confira recomendação do zootecnista

O criador Cládio Junqueira, que tem propriedade em Leopoldina, na Zona da Mata mineira, que saber qual a melhor raça de touro para cobrir sua base de vacada Nelore em monta natural.

Quem atendeu o produtor foi o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

O especialista apontou que a região tem boa amplitude de chuva e apresenta um clima quente e úmido, de modo geral. “O interessante é que você tem a base de vacas Nelore e o Zebu não tem fronteira. É por isso que ele se adaptou aos diferentes ambientes e aos diferentes sistemas de produção nesse nosso grande Brasil. Tanto é que as raças-base, as raças-mãe, são as raças zebuínas. Dentro das raças de corte, em especial, o Nelore.
E como o senhor tem a base Nelore, o melhor indicação e o melhor acasalamento é o Zebu x Zebu. Neste caso, o Nelore com Nelore”, respondeu o zootecnista.

O profissional disse que a escolha do melhor acasalamento dentro do Nelore começa com o trabalho de identificar as vacas e suas características. “O início que se dá é a gente ter as ferramentas para conhecer o seu rebanho e fazer a gestão a partir das matrizes. Conhecendo as suas fêmeas e o seu sistema de produção, nós, da ABCZ, […] temos condições de indicar os melhores acasalamentos, os melhores touros para o seu rebanho e também para dentro do seu sistema de produção, considerando o seu objetivo de seleção”, indicou.

“Em resumo, conheça suas matrizes Nelore, busque touros Nelore PO melhoradores e indicados para o seu sistema de produção e para o seu objetivo de seleção e, claro, pode sempre contar com a ABCZ […] para levar o melhoramento, o registro para a sua fazenda. E lembre-se, genética e informação não têm fronteiras”, frisou Abreu.

Leia também: