
A JBS Friboi encerra 2025 reforçando seu papel na promoção da pecuária sustentável e do bem-estar animal, áreas que se consolidaram não apenas como exigências de mercado, mas como fatores que aumentam drasticamente a rentabilidade nas fazendas.
Em entrevista ao Giro do Boi, a diretora de qualidade da JBS Friboi, Emília Raucci, destacou que o ano foi marcado pelo avanço da conscientização do produtor, mas alertou para o risco máximo dos resíduos de medicamentos, que podem comprometer as exportações brasileiras.
O bem-estar animal é o elo que conecta a sanidade ao lucro. A JBS observou que fazendas que implementam protocolos de manejo racional demonstram resultados diretos no abate, com carcaças melhores acabadas e com menos contusão, produtos com redução de desclassificação de pH, além da redução de achados de doenças.
Confira a entrevista completa:
Alerta máximo: o problema dos resíduos de medicamentos
O maior desafio para o Brasil e a JBS em 2025 foi o problema dos resíduos de endectocidas (principalmente o fluazuron), que gerou a punição de frigoríficos por mercados exigentes como o chinês.
“Isso realmente é um receio na prática e real, porque ele pode, inclusive, estender a punição para o país, não só para o estabelecimento”, alerta Raucci. A punição gera insegurança para os mercados compradores e impacta o valor da arroba no mercado interno. O produtor precisa ter o uso consciente e o respeito ao período de carência como rotina.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Ações JBS: Guia Prático e Sustentabilidade
A JBS Friboi tem reforçado seu apoio ao produtor com ferramentas que facilitam o manejo consciente:
- Guia prático: foi elaborado um Guia Prático de Saúde e Bem-Estar (em parceria com a MSD e outros), que é uma leitura rápida e sintética para o produtor e a equipe da fazenda.
- Canais de apoio: a executiva convida o pecuarista a contatar o time de originação, que tem acesso direto ao departamento de qualidade da JBS para buscar apoio na solução de desafios sanitários.
- Avanços sanitários: o reconhecimento do Brasil como área livre de febre aftosa sem vacinação foi um marco que abre novas portas para a exportação (carne com osso, miúdos). A JBS reforça que é preciso sustentar esse status com disciplina no dia a dia.
A companhia conclui que o trabalho deve ser a quatro mãos: é o produtor que busca a informação e o apoio da indústria para garantir que a pecuária prossiga com manejo consciente e alta produtividade em 2026. Clique aqui e entenda melhor as boas práticas com os bovinos de corte com um e-book exclusivo.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.