
A previsão do tempo desta segunda-feira (1º) indica que o mês de dezembro será marcado por um aumento significativo nas chuvas no centro-norte do país, melhorando as condições de pastagem e plantio. No entanto, o começo da próxima semana será de alerta devido à formação de um ciclone extratropical na região Sudeste.
Na região de Açailândia, no Maranhão, a temperatura deve ficar elevada, com máximas na casa de 33 a 34°C, pelo menos na primeira semana de dezembro.
A boa notícia é o retorno de uma chuva mais volumosa já no início do mês, somando pelo menos 70 milímetros no período. A umidade deve ganhar intensidade a partir da segunda quinzena de dezembro, somando mais de 200 milímetros em 30 dias. Ou seja, a partir do começo de dezembro, teremos uma condição mais úmida para a região.
Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:
Alerta: temporais, granizo e rajadas de vento
O começo da próxima semana será de temporais em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Em Araçatuba (SP), a segunda-feira (1) terá um calorão de 39°C, mas a terça (2) e a quarta-feira (3) trazem a mudança. A passagem do ciclone extratropical pela região Sudeste deve trazer chuva, diminuindo a temperatura.
Atenção: a chuva é muito bem-vinda, mas pode vir na forma de temporais, com possibilidade de rajadas de vento intensas e, novamente, queda de granizo. O pecuarista deve ficar em alerta máximo para o manejo e a proteção das estruturas da fazenda.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Chuva volumosa no MS, MT, GO e MG
A chuva se consolida no Brasil Central. Nos próximos cinco dias, boa chuva está indo para Mato Grosso do Sul, especialmente em áreas de fronteira com o Paraguai. Os acumulados podem passar de 100 milímetros no período.
Com o avanço do ciclone, a tendência é que a chuva se mantenha em São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, com mais de 50 milímetros em cinco dias. Dezembro, como um todo, deve ser um mês bem chuvoso no centro-norte do país, revertendo o déficit hídrico e impulsionando as pastagens.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.