EXPEDIÇÃO MITSUBISHI TRITON KATANA

Mulheres assumem gestão em fazenda modelo de pecuária intensiva; confira

Quarta geração da Família Arantes, em MS, usa pivô central e ILPF para recriar gado com ganho de 1 arroba por mês e preparar o futuro da sucessão familiar

Foto: Reprodução/Giro do Boi.
Foto: Reprodução/Giro do Boi.

A Fazenda Santa Ofélia, em Selvíria, Mato Grosso do Sul, é um projeto de pecuária de excelência que celebra a sucessão familiar natural e o protagonismo das mulheres na gestão.

Paula Arantes, representante da quarta geração de pecuaristas da família, assumiu a liderança, unindo a tradição do campo à inovação tecnológica. O trabalho da Expedição Mitsubishi Triton Katana documenta como a gestão feminina está impulsionando a pecuária intensiva com alta produtividade.

O legado de inovação da família Arantes começou com a implantação do primeiro pivô central de 100 hectares na beira do Rio Paraná, há mais de 25 anos. A tecnologia permitiu ter “um capim sempre verde, o ano todo”, o que “rejuvenesceu” o avô, que viu a fazenda se tornar cada vez mais produtiva. Hoje, a gestão é 100% conectada: “Do celular, em qualquer lugar do mundo que eu esteja, eu consigo acionar e botar o pivô para irrigar”, afirma Paula Arantes.

Recria intensiva e o ganho de produtividade

A fazenda modelo se especializou na recria intensiva de bovinos a pasto sob irrigação, um sistema de produção que atinge índices notáveis de lotação. A profissionalização dos processos e a busca por consultoria especializada trouxeram um impacto direto na produtividade:

  • Ganho de peso: os animais chegam a ganhar mais de 1 kg por dia (machos) e próximo de 1 kg (fêmeas).
  • Eficiência: a recria alcança dois a três giros na mesma área, com os animais ganhando pelo menos uma arroba por mês.
  • Integração: o sistema é uma sinergia de integração lavoura-pecuária (ILP), onde a agricultura traz a fertilidade para a pastagem, e a pastagem, por sua vez, faz a limpeza das pragas de solo, produzindo a um custo mais baixo.

O alto desempenho permitiu à fazenda terceirizar a recria intensificada, operando como um Boitel para entregar ao confinador um gado pronto e adaptado para a terminação.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Liderança feminina e o legado para as futuras gerações

Paula Arantes, que toca a fazenda ao lado das irmãs, ressalta que o segredo da gestão é a dedicação, o suporte familiar e a sinergia entre o tradicional e o moderno. O consultor Tiago reforça que a gestão da fazenda envolve “trocando ideia, consultoria, discutindo o resultado, olhando planilha, sujando a botina”.

A Expedição Mitsubishi Triton Katana destacou também a importância da ferramenta de trabalho: a caminhonete precisa ser versátil e robusta para transitar entre o campo e a cidade, garantindo a flexibilidade da mulher gestora. O legado da família é criar um negócio sustentável e rentável, dando um exemplo para a próxima geração.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.