
O fornecimento de milho verde como suplementação para o rebanho leiteiro é uma alternativa totalmente viável para o pecuarista Luciano Pires, de Itamaraju, na Bahia, que busca aproveitar o excedente da sua roça.
O zootecnista Luís Kodel, consultor em pecuária, explica que o milho verde é nutricionalmente similar à silagem de milho convencional, sendo a única diferença o menor teor de matéria seca.
Segundo ele, o milho verde possui mais água e, consequentemente, menor concentração de amido e energia. No entanto, não há problema em utilizá-lo como complemento do pasto no trato diário das vacas. O grande desafio, contudo, é o manejo do corte para evitar perdas nutricionais e garantir que o cereal possa ser utilizado de forma estratégica na entressafra do pasto.
Confira:
Cuidados no corte e a digestibilidade da fibra
O pecuarista deve ter atenção redobrada ao momento do corte do milho verde. Se o corte for demorado, a planta pode secar demais, o que acarreta dois problemas:
- Perda de digestibilidade: quanto mais seco, pior é a digestibilidade da fibra do milho.
- Menor aproveitamento: com a menor digestibilidade, as vacas absorvem menos nutrientes e, consequentemente, produzem menos leite.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
A melhor forma de usar: a silagem sacada
Embora o uso direto no trato seja possível, a forma mais eficiente e estratégica de aproveitar o excedente de milho verde, especialmente para pequenos produtores sem grandes estruturas de armazenagem, é transformá-lo em silagem sacada.
A dica de manejo é:
- Corte: colher o milho no ponto ideal.
- Picagem: passar o milho na picadeira (ensiladeira).
- Armazenamento: utilizar máquinas menores próprias para ensacar silagem em sacos.
Essa técnica permite ao pecuarista ensacar o volume excedente ao longo dos dias e semanas e, mais importante, utilizá-lo na entressafra do pasto, garantindo um alimento de boa qualidade quando a forragem estiver escassa.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.