
O manejo correto do pasto no período chuvoso é o segredo para garantir uma alta produtividade na fazenda e reduzir o tempo de engorda do gado no confinamento.
O zootecnista e consultor Mauricio Scoton alerta que o erro mais comum dos pecuaristas é a ansiedade em soltar o gado logo após as primeiras chuvas, o que prejudica a planta e compromete o desempenho da pastagem na estação.
O especialista explica que a primeira arrancada do capim exige muita energia do sistema radicular (raiz). Se o gado for solto antes do tempo, o produtor não permite que a planta produza nova energia via fotossíntese e reponha essa poupança na raiz. O prejuízo é grave: a raiz fica cada vez mais fraca e superficial, e o pasto demora a rebrotar, pois não consegue buscar água e nutrientes nas camadas mais profundas do solo.
Confira:
Respeito à fisiologia do capim: altura ideal
O principal cuidado no período chuvoso é o respeito à fisiologia do capim e à altura de entrada e saída. O consultor utiliza o capim mombaça como exemplo prático.
O gado deve entrar no piquete quando o capim mombaça estiver com uma altura de entrada de, no mínimo, 80 centímetros. A faixa ideal de trabalho, para garantir a máxima qualidade e o melhor desempenho, é de 90 centímetros a 1 metro.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
O perigo de deixar o capim passar da altura
O maior cuidado nas águas é não deixar o capim crescer demais. O limite máximo de altura é de 1,10 metro. Se o pasto ultrapassar essa altura, a qualidade do capim cai drasticamente, resultando em uma quebra no desempenho do gado, mesmo que o produtor pense que está acumulando mais energia na raiz.
O gado deve sair do piquete na altura mínima de 55 centímetros, o limite para garantir o rebrote vigoroso. O manejo de precisão, que respeita o intervalo entre a altura máxima de entrada e a altura mínima de saída, é o que garante uma alta produção de pastagem e se transforma em arroba barata produzida no pasto.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.