DE OLHO NO TEMPO

Temporais atingem MS e chuvas volumosas são esperadas no sul da Bahia; veja previsão

Frente fria leva risco de granizo ao Sul e SP, mas garantem alívio do calor e umidade de 100 milímetros para Mato Grosso do Sul e Goiás na próxima semana

Foto: Pixabay.
Foto: Pixabay.

A semana termina com um alerta severo de temporais no Centro-Sul, mas a notícia principal é a chegada de chuva volumosa para o país. O sul da Bahia terá alívio do calor e Mato Grosso do Sul se prepara para receber até 100 milímetros de precipitação, o que é fundamental para a safra.

Em Carinhanha (BA), a temperatura deve continuar elevada até a metade da próxima semana, com máximas na casa de 37 a 38°C. Depois, a tendência é de alívio: as máximas caem para 28 a 30°C, porque a chuva volta para a região.

A frente fria deste próximo final de semana empurra a chuva para a metade da próxima semana (quarta ou quinta-feira), com acumulados passando de 50 milímetros no período. A melhor notícia é que, olhando para o período de 30 dias, são esperados acumulados na casa dos 200 milímetros, ajudando muito na reposição hídrica do solo.

Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Alerta de temporais e chuva volumosa

O alerta de temporais é amplo. O produtor deve ficar atento ao risco de queda de granizo e rajadas de vento passando de 70 km/h desde o sul de Mato Grosso até o interior de São Paulo e a região Sul.

Apesar da instabilidade, a chuva é muito bem-vinda para o solo. Sexta, sábado e domingo terão máximas oscilando na casa dos 30°C nessas áreas. A chuva no Paraná e Mato Grosso do Sul ainda deve bater na casa dos 100 milímetros nos próximos dias.

Com o avanço da frente fria, a umidade se espalha. De terça e quarta-feira (pegando o período até sexta), há chuvas volumosas (100 milímetros) chegando em Goiás e também Mato Grosso. Essa quantidade de água é vital para as pastagens e para o avanço da semeadura da safra 25/26.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.