
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp) anunciaram a adesão do estado ao Programa Saúde no Campo.
A iniciativa, lançada pelo Senar Central em maio de 2025, já está presente em 21 estados brasileiros e beneficiou mais de 24 mil pessoas em comunidades rurais de todo o país.
O programa tem como foco a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Ele articula três frentes de atuação: conhecimento (informação e educação), atendimento técnico e teleatendimento em saúde.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Meta de expansão e foco nas famílias agrícolas
O Programa Saúde no Campo será implantado em sete regiões do estado de São Paulo, com a meta de beneficiar mais de 2.250 produtores rurais paulistas nos próximos dois anos. As atividades em campo estão previstas para iniciar em março de 2026, após a equipe de São Paulo passar por uma etapa de capacitação em Brasília (DF).
O diretor de Saúde e Promoção Social do Senar, Renilson Rehem, destacou o compromisso de cuidar de quem vive e produz no campo. “Levar saúde, informação e acolhimento até as famílias rurais é um passo fundamental para promover equidade e bem-estar no território rural brasileiro”, afirmou.
O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, reforçou que o estado já promove ações de saúde no campo há mais de 25 anos, mas que o novo programa “ganha ainda mais força”, valorizando a mulher, o homem e o jovem trabalhador rural e garantindo segurança e qualidade de vida para as famílias agrícolas.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.