
A previsão do tempo desta quarta-feira (12) traz um cenário de chuva e frio no Sul do país, mas com alerta de temporais concentrado em Mato Grosso do Sul, onde a umidade será muito alta. É preciso planejar o manejo para evitar transtornos no campo causados pelo excesso de água.
Na região de Carambeí, na porção noroeste do estado do Paraná, a temperatura será mais fria, mas sem risco de geada. As mínimas devem ficar na casa dos 17 a 19°C, com máximas amenas de 23 a 24°C. Essa condição se deve a um período mais chuvoso.
Uma frente fria está avançando e a chuva mais volumosa é prevista entre domingo e segunda-feira, com acumulados que podem passar dos 30 milímetros em 24 horas. Depois, haverá uma janela de tempo firme do dia 18 até o dia 23, quando então a chuva deve retornar.
Veja a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Alerta de temporais e chuva volumosa em Mato Grosso do Sul
Atenção especial para Corumbá e praticamente todo o estado de Mato Grosso do Sul, que está sob risco de temporais. As máximas ainda ficam na casa de 36°C na quarta-feira, mas a chuva deve retornar na quinta e sexta-feira, fazendo com que as máximas caiam para 30°C.
O pecuarista sul-mato-grossense deve ter muita atenção ao realizar os trabalhos em campo, pois é justamente no MS onde os acumulados de chuva são mais volumosos nesta semana. Na porção sul do estado, são esperados 50 a 100 milímetros em 5 dias.
Essa chuva volumosa, embora reponha o déficit hídrico, deve prejudicar os trabalhos em campo e o manejo do gado. Chuva também está chegando em Rondônia e na porção oeste de Mato Grosso.
Umidade avança para Goiás, Minas e Matopiba
A boa notícia para o Brasil Central é a continuidade da umidade. Na próxima semana, mais chuva deve avançar para Goiás, Minas Gerais e também para o interior do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
O produtor deve planejar o manejo da pastagem, especialmente no Sul de Mato Grosso do Sul, onde o excesso de chuva exige cuidado para evitar lama e problemas de casco no rebanho.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.