VARIAÇÕES

Nelore vermelho existe? Especialista explica cores da raça; confira

Segundo André Locateli, da ACNB, a diversidade de cores na raça é maior do que a maioria dos pecuaristas imagina

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

A raça Nelore, pilar da pecuária brasileira, é predominantemente conhecida por sua pelagem branca ou cinza.

No entanto, a dúvida do fazendeiro Getúlio Silva, de Nova Mamoré, Rondônia, sobre a existência do Nelore vermelho é válida, e o gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), André Locateli, confirma que o Nelore vermelho existe e é permitido para efeito de registro genealógico.

Segundo ele, a pelagem mais comum no campo é, de fato, a branca ou cinza, com variações de tonalidade que podem ser mais escuras, especialmente em machos adultos com características sexuais secundárias bem desenvolvidas. Contudo, a diversidade de cores na raça é maior do que a maioria dos pecuaristas imagina.

Confira:

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Pelagens permitidas e o Nelore Pintado

Além do Nelore vermelho, que tem sido cada vez mais procurado, há outras pelagens permitidas para o registro da raça, o que demonstra a amplitude genética do Nelore:

  • Nelore vermelho: é uma pelagem que ocorre e é aceita.
  • Animais pintados ou manchados: são permitidos para registro os animais que apresentam pelagem pintada ou manchada de vermelho ou de preto.

Esses animais manchados, conhecidos como Nelore Pintado, têm se tornado mais frequentes e são um nicho de mercado em crescimento. O estado de Rondônia, onde o pecuarista reside (em Nova Mamoré, um município com um rebanho de quase 900 mil cabeças), demonstra a força do Nelore e sua adaptabilidade.

A pelagem do Nelore e a seleção

Embora a maioria esmagadora do Nelore seja branca ou acinzentada, o conhecimento das pelagens permitidas é importante para o criador que busca a diversificação. A cor, no entanto, deve ser sempre o fator secundário na seleção, que deve priorizar as características zootécnicas e a produtividade da raça.

A ACNB ressalta a importância de o pecuarista estar atento às regras de registro para garantir a pureza racial.

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda. Basta acessar este link https://novidades.canalrural.com.br/giro-do-boi, preencher com seus dados e enviar sua dúvida.