PREVISÃO DO TEMPO

Chuva no Brasil Central ganha força com frente fria e alivia calor

A previsão é de 50 a 60 milímetros para Sudeste e Centro-Oeste em novembro, enquanto sul da Bahia espera umidade a partir da primeira semana do mês

Chuva no Brasil Central ganha força com frente fria e alivia calor (Foto: Pixabay).
Chuva no Brasil Central ganha força com frente fria e alivia calor (Foto: Pixabay).

Atenção, pecuarista! A previsão do tempo indica que para Vitória da Conquista (BA), as máximas devem voltar a se elevar na segunda quinzena de novembro. A chuva deve retornar para a região a partir da primeira semana do próximo mês, com acumulados iniciais de 20 a 30 milímetros. 

A boa notícia é que a partir da segunda quinzena de novembro, a chuva deve ganhar mais ritmo na região, garantindo a umidade necessária para as pastagens.

Confira a previsão completa:

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Calor em Querência (MT) e alívio na umidade do solo

O calorão deve persistir no início da próxima semana em Querência, Mato Grosso. As máximas devem ficar na casa dos 36 a 37°C até terça-feira (28). O alívio de temperatura e a chuva chegam na quarta-feira (29), o que é um fator muito bem-vindo para as áreas de pastagem e para o rebanho.

Quando olhamos para o mapa de umidade do solo, é clara a necessidade de chuva em algumas áreas. É preciso chover mais na região de Corumbá (MS), sul de Goiás e também no interior do Matopiba, onde o solo ainda está muito seco, o que preocupa o pecuarista que busca avançar com o manejo.

A frente fria do final de semana deve levar chuva para Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso, com acumulados que podem somar 50 milímetros em cinco dias.

Recuperação das pastagens e semeadura da safra 25/26

A chuva deve persistir na primeira semana de novembro, tanto no Centro-Oeste quanto na região Sudeste, com volumes que podem passar de 50 a 60 milímetros. Essa quantidade é fundamental para repor o déficit hídrico e impulsionar o crescimento do capim.

O cenário também é muito positivo para o Norte do país. Em Rondônia e no sul do Pará, a chuva também vai ganhando ritmo nos próximos dias. Essa umidade é essencial para recuperar as pastagens e, principalmente, ajudar o produtor a avançar com a semeadura da safra 25/26, garantindo o alimento para o rebanho.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.