PREVISÃO DO TEMPO

Temporais e queda de granizo ameaçam pecuária de MS, MT e SP

O alerta é de instabilidade e rajadas de vento na fronteira, mas chuva alivia calor na Bahia e Goiás, com acumulados de até 50 milímetros

Temporais e queda de granizo ameaçam pecuária de MS, MT e SP. Foto: Divulgação.
Temporais e queda de granizo ameaçam pecuária de MS, MT e SP. Foto: Divulgação.

O pecuarista deve ter muita atenção nesta sexta-feira (17). Um sistema de forte instabilidade deve avançar, levando temporais para Mato Grosso do Sul e o interior de São Paulo. A chuva é bem-vinda, mas o alerta é de risco de queda de granizo e rajadas de vento intensas em toda a área de instabilidade.

Confira a previsão completa:

Na região de Wanderley, no oeste da Bahia, a temperatura ainda segue elevada até o início da semana, mas o alívio está a caminho. A máxima deve voltar ao patamar dos 30 a 32°C, graças à chuva que está chegando.

A boa umidade que se aproxima deve acabar com o risco para focos de incêndio e, claro, ajudar principalmente a recuperar as pastagens. Entre a próxima segunda (20) e terça-feira (21), os acumulados podem somar 50 milímetros no período. Depois de dez dias de tempo firme, as chuvas retornam no começo de novembro.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Calor diminui em goiás com a chegada da instabilidade

Atenção especial para toda a área de risco. Os temporais que podem ter queda de granizo e rajadas de vento se estendem desde o sul de Mato Grosso até o interior de São Paulo, pegando também o norte do Rio Grande do Sul. O produtor deve suspender os trabalhos em campo e proteger os equipamentos e o rebanho.

Em Aragarças, Goiás, os temporais também chegam, principalmente a partir de domingo. Na sexta-feira, a máxima bate nos 35°C, mas o clima muda rapidamente. O sábado e o domingo serão chuvosos, com a máxima de domingo caindo para a casa dos 30°C.

A frente fria, associada ao sistema, deve espalhar chuva não só sobre Goiás, mas para boa parte das áreas de pastagem, avançando para Mato Grosso, Pará, interior do Matopiba e boa parte de Minas Gerais, com acumulados iniciais de 25 a 30 milímetros.

Janela de tempo firme e chuva persistente no norte

A previsão para a próxima semana é de uma semana um pouco mais quente e seca em boa parte das áreas do Brasil Central. No entanto, a chuva se mantém no Acre, Rondônia e na porção oeste de Mato Grosso, com pelo menos 30 milímetros em cinco dias.

O pecuarista do oeste da Bahia e de Goiás deve aproveitar a chuva para o manejo das pastagens, mas se preparar para um período de tempo firme que deve durar cerca de dez dias antes da retomada das chuvas em novembro. O planejamento com base nessa previsão é fundamental para garantir a nutrição do gado na entressafra.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.