
A pecuária moderna busca aliar a rusticidade dos taurinos adaptados à alta produtividade das raças de corte, e o cruzamento entre Caracu e Devon é uma estratégia que se encaixa perfeitamente nesse modelo.
O pecuarista Guilherme Machado, de Barra do Bugres, Mato Grosso, consultou o zootecnista Alexandre Zadra sobre a viabilidade de inseminar suas vacas Caracu puras com touros Devon. A resposta do especialista é clara: a combinação é uma excelente opção que garante bezerros pesados e precoces no abate.
Confira:
O criador possui vacas Caracu, que são taurinas adaptadas e tropicais, com alta tolerância ao calor do Mato Grosso. Ao cruzar o Caracu (raça de grande porte e biotipo continental) com o Devon (uma raça europeia de menor porte), o pecuarista gera 100% de heterose (vigor híbrido), uma vez que são raças geneticamente distantes. Essa complementariedade resulta em um animal com alta adaptabilidade e excelente desempenho.
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Precocidade, peso e padronização
O cruzamento entre Caracu x Devon insere no rebanho características de grande valor econômico:
- Precocidade: o Devon, por ser um taurino de origem inglesa, confere precocidade aos produtos, acelerando o ciclo de engorda e abate.
- Peso e Carcaça: os bezerros serão animais pesados, com bom porte herdado do Caracu e um excelente acabamento de carcaça, característico do Devon.
- Padronização: a união das raças gera animais 100% vermelhos, um fator importante para a padronização e a rastreabilidade do lote.
O diferencial do pelo zero e as opções com fêmeas F1
Um dos grandes benefícios do cruzamento é a garantia da adaptação ao clima tropical. O Caracu é reconhecido pela linhagem slick hair (pelo zero). Ao utilizar o Devon nessas fêmeas, 100% dos produtos serão de pelo zero, o que otimiza o conforto térmico e o desenvolvimento dos bezerros desde o nascimento. Além disso, o porte menor do Devon sobre o Caracu de grande porte assegura a facilidade de parto.
O zootecnista Zadra sugere que as fêmeas F1 (Devon x Caracu) também sejam aproveitadas, seja com a reintrodução do Caracu ou com o uso de um bimestiço, como Brangus ou Braford, para um cruzamento terminal.
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