PREVISÃO DO TEMPO

Ciclone extratropical leva temporais para o Centro-Sul e chuvas para o Norte

Alerta de rajadas de vento em São Paulo, Paraná e Mato Grosso, com acumulado de até 100 mm, reverte a seca e exige cautela na fazenda

Ciclone extratropical leva temporais para o Centro-Sul e chuvas para o Norte. Foto: Divulgação.
Ciclone extratropical leva temporais para o Centro-Sul e chuvas para o Norte. Foto: Divulgação.

O tempo exige atenção máxima dos pecuaristas, com a formação de um ciclone extratropical no Sul do país que deve impulsionar temporais e chuvas volumosas em boa parte do Brasil.

A combinação de calor e umidade já está levando nuvens carregadas para as regiões Norte e Centro-Oeste, com Rondônia, o norte de Mato Grosso e o sul do Pará em alerta para precipitações intensas. Confira a previsão do tempo.

A previsão desta sexta-feira (10) indica temporais com possibilidade de rajadas de vento intensas no interior do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. O produtor deve ficar vigilante ao realizar os trabalhos no campo.

O alívio nas temperaturas está previsto em algumas regiões, mas o calor ainda se mantém forte no oeste de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso, com máximas que podem chegar a 37°C ou 38°C até o final de semana.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Chuva volumosa e previsão para São Paulo

Na região de Lins (SP), as temperaturas serão amenas até o final de outubro, com máximas que mal ultrapassarão os 30°C. No entanto, o final de semana traz um alerta: o ciclone extratropical pode causar uma chuva mais volumosa entre segunda (13) e terça-feira (14), com acumulados que podem variar de 30 a 50 mm em 24 horas, acompanhados de temporais.

Após essa passagem, o tempo firme deve predominar até meados do dia 19 de outubro. Em seguida, a chuva tende a se manter mais constante, com volumes leves (5 a 10 mm), o que ajudará a manter a boa umidade do solo sem atrapalhar as atividades agrícolas.

Acúmulo de água e o avanço para o Centro-Oeste

O acumulado de chuva para os próximos 5 dias é significativo nas regiões do centro-sul. Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul devem receber entre 80 a 100 mm no período, ajudando a repor a umidade do solo, mas exigindo cautela devido aos temporais.

A chuva avança de forma gradativa para o Triângulo Mineiro e áreas de Goiás, consolidando o retorno das águas. Na próxima semana (15 a 19 de outubro), a precipitação deve se manter no Centro-Oeste, Minas Gerais e São Paulo. Em Rondônia, o volume se mantém alto, com mais 50 mm esperados em 5 dias.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.