PREVISÃO DO TEMPO

Chuva e queda de temperatura trazem alívio ao Sudeste e Brasil Central

Frente fria leva até 50 mm para o interior de São Paulo até o fim de semana, mas pecuarista deve ficar atento ao risco de trovoadas

Chuva e queda de temperatura trazem alívio ao Sudeste e Brasil Central. Foto: Divulgação.
Chuva e queda de temperatura trazem alívio ao Sudeste e Brasil Central. Foto: Divulgação.

Uma frente fria mudou o cenário do tempo no Sudeste na terça-feira (7) e deve manter a instabilidade até o final da semana. Essa mudança é uma notícia muito bem-vinda, especialmente no interior paulista. Confira a previsão completa.

Na região de Ibirá, no interior de São Paulo, as máximas devem oscilar entre 27 e 30 graus, com um breve aumento de calor na virada da quinzena, quando podem bater nos 34°C. Há previsão de um pouco de frio no final de outubro, mas sem risco de geada. O fator mais importante é a chuva, que está retornando: nos próximos dias, a previsão é de volumes na casa dos 50 milímetros até o final de semana.

Para os próximos 30 dias, o acumulado na região fica na casa dos 150 milímetros. Essa quantidade é excelente, pois ajuda a recuperar a umidade do solo e garante a recuperação das pastagens, fundamental para o gado. Na próxima semana, o cenário será de chuvas agrícolas intercaladas com períodos de tempo firme.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Alerta de raios e a volta da umidade em mato grosso do sul

O pecuarista precisa de atenção ao realizar trabalhos em campo nesta quarta-feira (8), principalmente no Centro-Oeste, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e áreas do sul do Pará. O alerta é de trovoadas com nuvens carregadas e muitos raios, o que exige cuidado com o manejo e a segurança na fazenda.

Enquanto isso, Mato Grosso do Sul terá o tempo mais firme até a sexta-feira (10). Em Coxim, as máximas se mantêm na casa de 33 a 35°C até quinta. Na sexta, as trovoadas voltam para a região, mantendo o calor, mas com o importante retorno da umidade.

Nos próximos cinco dias, o calor predomina no Brasil Central, mas o panorama tende a mudar a partir do próximo final de semana. A chuva se concentra no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais, Centro-Oeste, Rondônia e centro-sul do Pará, com volumes iniciais entre 10 a 15 milímetros.

Próxima semana com 50mm no centro do país

A melhor previsão está reservada para a próxima semana. Uma boa chuva é esperada para o Brasil Central, Sudeste, Rondônia e no Pará, com pelo menos 50 milímetros acumulados em cinco dias. Essa é uma quantidade significativa que vai impulsionar o crescimento do capim.

O pecuarista deve usar essa informação para planejar a adubação e o manejo do rebanho, aproveitando a umidade que está a caminho. O retorno das chuvas é o sinal de que a pastagem vai se recuperar, garantindo a nutrição do gado na próxima estação.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

.