Com 117 anos de história no agronegócio, a Agropecuária CFM é a maior produtora de touros Nelore com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) do Brasil. Seu modelo de estação de monta, focado em resultado econômico e sustentabilidade, serve de referência para o setor.
Com quase 50 mil touros espalhados por fazendas do Brasil e Paraguai e dados de meio milhão de bezerros desmamados, a empresa demonstra que o planejamento rigoroso é a chave para a alta rentabilidade.
A CFM é pioneira em várias práticas, como a comercialização de reprodutores com apenas dois anos de idade e o desafio de novilhas superprecoces aos 14 meses de vida.
O médico veterinário e gerente de pecuária, Tamires Neto, explica que a empresa, que tem origem na indústria frigorífica, é obcecada por produtividade. Desde a década de 1980, a CFM decidiu produzir seus próprios reprodutores, buscando homogenizar a produção de bezerros e focar no Nelore. Confira a entrevista.
Genética de precisão para evitar erros caros
O professor José Bento Ferraz, um dos geneticistas mais renomados do Brasil e parceiro da CFM há mais de 31 anos, alerta que o principal problema da pecuária é a falta de foco e a chamada “fertilidade auditiva”. Erros cometidos no início da estação de monta podem ter consequências de mais de 10 ou 12 anos, pois a genética ruim permanece na fazenda com as fêmeas de reposição.
O perigo é real: 70% dos animais abatidos no Brasil ainda são filhos de “cabeceira de boiada” – touros de qualidade desconhecida. Para quem busca resultado, José Bento é enfático: o foco deve ser na avaliação genética e não apenas na aparência.
A genética da Agropecuária CFM é baseada em mais de 40 anos de seleção e utiliza as melhores técnicas, incluindo genômica. Os touros comercializados são classificados no CEIP e estão entre os 30% melhores da safra, sendo que os animais deste ano estão entre os 5% da história da empresa.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
O segredo da estação de monta curta e precoce
A CFM trabalha com uma estação de monta bem definida e curta, de apenas 90 dias, o que garante bezerros nascendo na época mais favorável do ano. Seus touros carregam genes de fertilidade e precocidade sexual, características selecionadas há mais de 30 anos. Essa pressão de seleção é tão forte que 70% das vacas da CFM têm genes de precocidade sexual.
José Bento reforça que os animais da CFM são selecionados a pasto na desafiadora região de Aquidauana, Mato Grosso do Sul (boca do Pantanal). Isso assegura que a genética seja testada em condições reais de produção.
O produtor deve, portanto, investir em sêmen ou touros de qualidade, como os da Agropecuária CFM, pois o trabalho de produzir um bezerro bom e um ruim é o mesmo, mas o resultado no final do ciclo é drasticamente diferente.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.