
Atenção redobrada, pecuarista! Os temporais continuam costeando a parte oeste do Brasil, o que significa instabilidade em áreas de produção importantes. Confira a previsão completa.
Para Vilhena, em Rondônia, a boa notícia é que o tempo segue com temperaturas um pouco mais amenas, oscilando entre 33 a 35ºC. A virada da quinzena do mês promete um aumento no volume de chuva. As chuvas devem retornar com mais intensidade entre os dias 12 e 15 de outubro, com acumulados de 40 a 50 milímetros.
Após um breve período de tempo mais firme, as chuvas voltam em bom volume a partir da última semana de outubro. No geral, são condições positivas, que ajudam a manter a boa umidade do solo e permitem que o produtor avance com os trabalhos em campo, como o preparo para o plantio e o manejo das pastagens.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Alerta de temporais e calor extremo no sudeste
O alerta de temporais segue ativo para a Região Sul, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Nuvens carregadas, com risco de rajadas de vento e muitos raios, exigem cautela ao realizar qualquer atividade nas áreas de pastagem e produção.
Já no interior de São Paulo, a realidade é de calor extremo. Em Araçatuba, as máximas se mantêm na casa dos 35 a 36ºC, mas podem bater nos 40ºC no final de semana. Essa condição de tempo quente e seco deve persistir até a metade da próxima semana, o que reforça a necessidade de garantir água e sombra para o gado.
Nos próximos cinco dias, a chuva ainda é mais volumosa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com pelo menos 30 a 40 milímetros. É um alívio para o Sul, mas o Centro-Oeste e Sudeste ainda aguardam a chegada de uma nova frente fria.
Chuva se espalha a partir de terça-feira (7)
A grande mudança no tempo está prevista para a próxima semana. A partir de segunda-feira (6), o clima começa a mudar, e entre terça (7) e quarta-feira (8), a frente fria começa a espalhar chuva por áreas que estavam secas.
A umidade deve atingir São Paulo, Minas Gerais e o Centro-Oeste novamente. Além disso, uma boa chuva também deve chegar ao centro-sul do Pará, com pelo menos 50 milímetros acumulados em cinco dias. Esse volume é fundamental para a recuperação das pastagens e o início da safra em regiões-chave da pecuária.
O pecuarista deve planejar a adubação e o manejo do rebanho com base na chegada dessa frente fria. A combinação de calor e umidade na próxima semana deve impulsionar o crescimento do capim, oferecendo boas condições para o ganho de peso do rebanho.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.