Pecuaristas, o panorama climático no Brasil continua com extremos. O final de agosto e o início de setembro trazem a persistência do tempo seco e do calor, mas um ciclone extratropical promete a chegada de chuvas e temporais em algumas regiões, o que pode dar um alívio para os pastos que tanto sofrem. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão completa.
Nesta sexta-feira, 29 de agosto, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou o cenário de calor e seca no Brasil Central e a chegada de chuvas em outras regiões.
Calor e seca no Brasil Central
A tendência é de tempo quente e seco em boa parte das áreas de pastagem, tanto na Região Norte quanto na Região Centro-Oeste. O produtor precisa ficar atento ao manejo com fogo, pois a falta de nuvens carregadas nos próximos dias aumenta o risco de incêndios.
Para Rondonópolis, no sul de Mato Grosso, a previsão é de que o calor se mantenha em setembro, com temperaturas mais estáveis em novembro, quando a chuva retorna para a região.
A chuva começa a voltar a partir da segunda quinzena de setembro, ganhando ritmo em outubro e novembro, o que permitirá ao produtor implementar a safra 2025/2026 e recuperar as pastagens.
Nesta sexta-feira, algumas pancadas de chuva isoladas podem ocorrer no Triângulo Mineiro, interior de São Paulo e em áreas de divisa de Goiás com Mato Grosso do Sul, mas não será chuva volumosa.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Ciclone e temporais no Sul do Brasil
Atenção redobrada para o sul do Brasil. A formação de um ciclone extratropical no domingo, na altura do Uruguai, deve trazer temporais no domingo e na segunda-feira para:
- Mato Grosso do Sul
- Rio Grande do Sul
Há risco de granizo e rajadas de vento intensas nessas regiões.
No entanto, há também boas notícias. Na próxima semana, entre os dias 3 e 7 de setembro, o sul do Amazonas, Acre e Rondônia devem ser contemplados com pelo menos 50 mm em 5 dias, o que ajudará na reposição hídrica do solo.
No geral, a chuva ainda será mal distribuída. A exceção é o Sul do Brasil, que terá chuvas de 50 mm no Rio Grande do Sul na próxima semana.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.