REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL

Escritórios Verdes completam 4 anos com 20 mil fazendas regularizadas. Conheça a iniciativa

A iniciativa da JBS transforma a pecuária, oferecendo soluções para a sustentabilidade. Assista ao vídeo e confira os detalhes deste trabalho

Escritórios Verdes completam 4 anos com 20 mil fazendas regularizadas. Conheça a iniciativa
Escritórios Verdes completam 4 anos com 20 mil fazendas regularizadas. Conheça a iniciativa

Pecuaristas, a busca por uma pecuária cada vez mais sustentável e alinhada às exigências de mercado tem um aliado fundamental: os Escritórios Verdes da JBS. O projeto, criado há 4 anos, celebra a marca de 20 mil fazendas regularizadas, ajudando produtores a resolverem questões ambientais, desde o simples preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até situações mais complexas, como embargos do Ibama. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Nesta terça-feira, 11 de agosto, o programa Giro do Boi recebeu o Dr. Fábio Dias, diretor de pecuária da Friboi, e Sérgio Marçon, coordenador de sustentabilidade da JBS, para debater os resultados e as ferramentas da iniciativa.

Regularidade ambiental: um passaporte para a cidadania do produtor

Foto: Reprodução

Fábio Dias destaca que a agenda de sustentabilidade se tornou central na pecuária brasileira. Os Escritórios Verdes têm um papel crucial em ajudar o produtor a alcançar a “cidadania” ambiental, ou seja, ter sua propriedade em dia com a legislação.

A maioria dos problemas encontrados, cerca de 70% a 80%, são de ordem documental e de fácil solução. O receio de muitos produtores de “mexer” em um problema que pode se agravar é uma estratégia ruim, pois a regularização é inevitável.

O projeto da JBS tem atuado na transição de produtores familiares, que antes vendiam informalmente, para o agronegócio formal, que exige documentação e conformidade.

Sérgio Marçon ressalta que o número de fazendas regularizadas é impressionante. O conhecimento acumulado pela equipe da JBS, que atua em todo o Brasil, permite uma orientação precisa sobre quais documentos e procedimentos seguir para um resultado rápido.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Canais de atendimento e ferramentas tecnológicas

Foto: Divulgação/JBS

Para facilitar o acesso, a JBS tem investido em ferramentas e canais de atendimento que simplificam a comunicação:

  • Escritório Verde Virtual: Uma porta de entrada para a regularidade, acessível via telefone ou WhatsApp.
  • Cowbot: Um robô acessível por WhatsApp que consulta várias fontes governamentais e públicas. Ele gera um relatório simplificado que informa se a propriedade está apta ou inapta e orienta sobre os próximos passos. O Cowbot também ajuda a monitorar a regularidade de fornecedores indiretos.

A Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável, que integra o Comitê Gestor de Rastreabilidade do Mapa, reforça que a rastreabilidade é um caminho sem volta para a pecuária.

Ferramentas como o Cowbot e o Escritório Verde são um ambiente de confiança, onde os produtores podem se sentir confortáveis em buscar a regularidade.

A JBS tem se esforçado para tornar a regularidade ambiental algo tão simples quanto conferir a validade de um CPF, mostrando que a pecuária sustentável é um caminho de avanço, e não de ameaça, para o produtor brasileiro.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.