GIRO DO TEMPO

Previsão de boas chuvas sinaliza uma super safrinha no País. Confira os detalhes

Com volumes consistentes em áreas estratégicas, abril deve garantir um cenário ideal para o desenvolvimento do milho segunda safra. Assista ao vídeo

Previsão de boas chuvas sinaliza uma super safrinha no País. Confira os detalhes
Previsão de boas chuvas sinaliza uma super safrinha no País. Confira os detalhes

A previsão de boas chuvas em abril está animando produtores rurais de várias regiões do Brasil e indicando uma super safrinha de milho neste ano. O alerta positivo veio do meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, durante o quadro Giro do Tempo, exibido nesta quarta-feira (16) no programa Giro do Boi. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

Segundo Müller, os mapas climáticos revelam volumes entre 50 e 80 mm em cinco dias em regiões como Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Goiás e Rondônia, fundamentais para o sucesso da segunda safra.

Abril generoso com o campo

A primeira boa notícia é que as chuvas estão bem distribuídas neste mês de abril no Centro-Oeste e Sudeste, com destaque para Mato Grosso, principal produtor de grãos do País.

As pancadas, embora volumosas, não devem atrapalhar os trabalhos de campo, como a colheita da soja e o avanço do milho.

“São chuvas agrícolas, que ajudam na umidade do solo sem impedir a operação das máquinas. Isso é ouro para quem está no campo”, afirmou Müller.

Além disso, há alerta de temporais localizados com possibilidade de granizo e ventos de até 100 km/h, principalmente no interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o que exige atenção redobrada dos produtores.

Prognóstico aponta para recorde histórico

A Conab anunciou a possibilidade de uma safra recorde, com mais de 330 milhões de toneladas de grãos, impulsionada pelo bom desempenho do milho safrinha.

Arthur reforça:

“Se a chuva continuar nesse ritmo, podemos estar diante de uma das maiores safrinhas da história. As condições climáticas estão favoráveis.”

Em estados como Goiás e Mato Grosso do Sul, o acúmulo de 80 mm em abril e a manutenção da umidade até meados de maio criam um ambiente perfeito para o desenvolvimento das lavouras.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Rondônia e Norte com bom desempenho

Previsão de boas chuvas sinaliza uma super safrinha no País. Confira os detalhes
Previsão de boas chuvas sinaliza uma super safrinha no País. Confira os detalhes

No Norte do País, onde o excesso de chuva vinha prejudicando a logística, a previsão indica uma trégua nos volumes extremos, o que deve ajudar na recuperação de estradas e acessos.

Já em Rondônia, por exemplo, a previsão é de mais de 100 mm de chuva nos próximos 30 dias, com redução gradual a partir da última semana de maio, marcando o início do período seco e possibilitando o manejo de pastagens em boas condições.

Atenção ao frio no final de abril

Apesar do outono e inverno serem mais quentes neste ano, Arthur Müller alerta para pulsos de frio entre 27 de abril e 1º de maio, com mínimas entre 4 e 5ºC no Sul do país. Até o momento, sem risco de geadas nas áreas produtoras de milho.

“É o primeiro friozinho do ano, com temperaturas caindo também em São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul. Hora de tirar o poncho e o casaco do armário.”

Conclusão

A previsão de boas chuvas vem como um alívio após meses de instabilidade e reforça a expectativa de uma safrinha histórica. Com clima favorável, solos úmidos e sem interferência de geadas até agora, o cenário é otimista para os próximos meses.

A recomendação é seguir com monitoramento técnico, ajustar o manejo nutricional das lavouras e das pastagens, e aproveitar ao máximo essa janela climática positiva.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.