PASTAGENS

Que capim é esse? Produtor mineiro pede ajuda para identificar gramínea na fazenda

Especialista esclarece dúvida de pecuarista mineiro sobre identificação e manejo adequado do capim encontrado na propriedade. Assista ao vídeo

Que capim é esse? Produtor mineiro pede ajuda para identificar gramínea na fazenda
Que capim é esse? Produtor mineiro pede ajuda para identificar gramínea na fazenda

Nesta segunda-feira, 14 de abril, o engenheiro agrônomo Március Gracco, da Intensifique Consultoria Agropecuária, respondeu no quadro “Giro do Boi Responde” à dúvida enviada pelo pecuarista Fábio Nascimento, telespectador assíduo do programa, diretamente de Belo Horizonte (MG). Assista ao vídeo abaixo e confira esta história.

Fábio buscava ajuda para identificar uma espécie de gramínea presente em sua fazenda e entender qual seria o manejo ideal para esta planta.

Após analisar as imagens encaminhadas pelo produtor, Gracco esclareceu rapidamente a dúvida: trata-se do capim Andropogon, provavelmente da cultivar Planaltina, uma variedade introduzida pela Embrapa há mais de 40 anos e amplamente difundida em todo o Brasil.

Principais características do capim Andropogon

Capim Andropogon era o capim misterioso da propriedade. Foto: Reprodução

De acordo com Gracco, o capim Andropogon apresenta características específicas que podem trazer vantagens ou desvantagens dependendo do manejo:

Vantagens

  • Alta resistência à seca: pode sobreviver até 9 meses sem chuva, sendo uma excelente opção para regiões com déficit hídrico, como o Norte de Minas Gerais e áreas do Nordeste.
  • Tolerância à baixa fertilidade: suporta bem solos ácidos e com baixa disponibilidade de nutrientes.
  • Resistência às principais pragas, especialmente à cigarrinha-das-pastagens.
  • Resposta positiva à adubação, aumentando significativamente sua produtividade.
  • Brotação rápida após o período de estiagem, sendo um dos primeiros capins a rebrotar com a volta das chuvas.

Desvantagens

  • Hábito cespitoso (forma touceiras), o que pode reduzir a qualidade e o consumo pelo gado se não for manejado corretamente.
  • Pode apresentar rápida perda de qualidade se passar do ponto ideal de pastejo.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Manejo correto para aproveitar ao máximo o Andropogon

Capim Andropogon era o capim misterioso da propriedade. Foto: Reprodução
Capim Andropogon era o capim misterioso da propriedade. Foto: Reprodução

Gracco alerta que o manejo é fundamental para que o Andropogon não perca qualidade e não gere frustrações ao produtor. As recomendações do especialista são:

  • Sistema rotacionado: entrada com altura do capim em torno de 50 cm e saída com cerca de 25 cm.
  • Pastejo contínuo: manter altura constante entre 35 e 40 cm, garantindo um capim de boa qualidade e fácil consumo pelos animais.

Caso o manejo seja inadequado e o capim ultrapasse alturas superiores a 90 cm a 1 metro, haverá redução significativa de qualidade e aceitação pelos bovinos.

Com essas orientações, o produtor Fábio Nascimento poderá utilizar plenamente o potencial produtivo do capim Andropogon em sua propriedade.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.