Investir em genética comprovada faz toda a diferença na pecuária! É isso que mostrou o mais recente abate técnico do PMGZ Carne, realizado com a boiada Nelore Vera Cruz, no Mato Grosso. Quer saber como os filhos dos melhores touros do Brasil bateram recordes de peso e precocidade? Aperte o play no vídeo abaixo e confira essa história!
O destaque do Giro pelo Brasil desta semana foi para a Fazenda Vera Cruz, comprovando mais uma vez a qualidade da genética Nelore.
O tradicional quadro do Giro do Boi revelou os resultados impressionantes alcançados pelo pecuarista Jairinho Vera Cruz com seus bovinos avaliados pelo programa PMGZ Carne.
Fazenda Vera Cruz: exemplo de melhoramento genético bovino
Quem brilhou no abate técnico dessa vez foi o pecuarista Jairinho Vera Cruz, da Fazenda Vera Cruz, localizada no município de Barra do Garças (MT).
Jairinho testou 120 animais Nelore, todos filhos de touros PO (Puro de Origem) avaliados e identificados pelo programa da ABCZ em parceria com a Friboi.
O resultado foi apresentado por Vilmar Cardoso, gerente regional de originação das unidades Friboi de Barra do Garças, Confresa, Pedra Preta e Água Boa.
Vilmar destacou diretamente da unidade Friboi de Barra do Garças os diferenciais do lote abatido e ressaltou a importância da genética comprovada para a lucratividade do pecuarista.
Resultado impressionante do PMGZ-Carne
Os animais do lote foram abatidos com menos de 100 dias de confinamento, e o resultado do abate técnico voltou a comprovar a superioridade dos reprodutores PO para ganho de peso. Em média, o peso da carcaça ficou em 20,21 @ (ou 303,10 kg), considerando peso de entrada de 394,73 kg e peso de saída de 541,45 kg.
O Ganho Médio Diário (GMD) dos animais foi de 1,497 kg; já o GDC (Ganho Diário de Carcaça) foi calculado em 1,079 kg. Desta forma, o rendimento de carcaça apresentou uma média de 55,98%, com ganho de 7,05 @.
E não para por aí! Toda a boiada tinha apenas 17 meses e zero dentes, metade da idade média dos bois Nelore abatidos no Brasil. O resultado confirma claramente: utilizar touros PO avaliados garante lucro direto na atividade.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Os touros campeões da Vera Cruz
Confira a lista dos 14 touros utilizados pelo pecuarista Jairinho Vera Cruz, que proporcionaram todo esse resultado excepcional em qualidade de carne e rentabilidade:
- MIL FVC 15210 8
- LUCRO FVC 15294 11
- KIEV FVC 14840 6
- HOUSTON FVC 15063 14
- GREGO FVCP 1351 4
- COUT FVC 15019 9
- NEON FVC 1503 2 (maior vendedor da Select Sires em 2024)
- FRANCO FVC 15375 13
- NOBEL FVCP 1292 13
- TOKIO FVC 14867 53
- COMBO FVC 15260 30
- TSUNAMI FVC 14999 1
- NITRO FVC 14891
PMGZ-Carne: Avaliação aberta aos pecuaristas
Vilmar encerrou destacando que outros selecionadores do Mato Grosso que queiram testar seus animais no programa PMGZ Carne podem procurar a ABCZ, a Friboi ou o confinamento em Barra do Garças.
“As porteiras estão abertas” para mostrar como o melhoramento genético pode elevar a pecuária brasileira.
Criado com o objetivo de fomentar o melhoramento genético em rebanhos de corte brasileiros, o PMGZ Carne avalia animais filhos de reprodutores PO ao final de todas as etapas da cadeia produtiva, a fim de mensurar com exatidão a superioridade desta genética.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.