RAÇA TAURINA

Simental brasileiro destaca-se em projetos de cria e recria a pasto

Março será o mês do Simental brasileiro, com a realização da 2ª Exposição Virtual e o 7º Shopping da raça que ofertará reprodutores e matrizes com preço fixo.

Simental brasileiro destaca-se em projetos de cria e recria a pasto
Simental brasileiro destaca-se em projetos de cria e recria a pasto

Uma raça taurina e europeia — selecionada há mais de 100 anos no Brasil com foco na melhor adaptação — resulta no Simental brasileiro. Ele conta com reprodutores que cobrem com eficiência a pasto, produzindo um bezerro com 100% de heterose.

A heterose é o “almoço de graça” da pecuária, ou seja, o ganho extra de peso da bezerrada devido ao cruzamento entre taurinos e zebuínos. Para que o resultado seja satisfatório, é fundamental utilizar touros adaptados ao clima tropical.

E essa é uma das grandes vantagens do Simental brasileiro, já que sua rusticidade permite excelente desempenho na monta natural, sendo ideal para cobertura a pasto ou repasse em programas de inseminação.

Pecuaristas confirmam desempenho da raça a campo

Rebanho de bovinos Simental em área de pasto. Foto: Divulgação/ABCRSS

Os pecuaristas que trabalham com cruzamento industrial atestam essa realidade. É o caso de Wilson Sipioni Júnior, do Grupo WS, com 1.200 matrizes em Bauru e Reginópolis (SP):

“Utilizo os touros europeus que são bem adaptados às nossas condições climáticas no Brasil, com índices de prenhez e rusticidade parecidos com os zebus.”

No Centro-Oeste, Gerson Júnior, da Agropecuária MAGE, com fazendas em Mozarlândia e Araguapaz (GO), utiliza a raça tanto para seleção quanto para cruzamento em fêmeas F1 (nelore/angus):

“São taurinos que cobrem bem a campo nas condições tropicais com adaptabilidade e resistência. A fêmea meio sangue tem habilidade materna superior, com alta procura para receptora de embriões.”

Já em Santa Rita do Pardo (MS), Paulo Cesar Oberlander trabalha com cria, recria e engorda em rebanho de 3.000 cabeças e utiliza o Simental brasileiro na vacada nelore:

“É um cruzamento muito bom. Há muito tempo eu já trabalho com esse cruzamento e fico muito contente.”

Rusticidade e habilidade materna impulsionam crescimento da raça

Rebanho de bovinos Simental em área de pasto. Foto: Divulgação/ABCRSS

Na Fazenda Ouro Verde, em Anicuns (GO), Raniery Rios atua com cria e recria de fêmeas:

“O principal benefício do touro Simental brasileiro é a rusticidade, o que possibilita a cobertura a campo. As fêmeas meio-sangue têm grande habilidade materna, o que possibilita a desmama de bezerros mais pesados.”

Ele também iniciou um rebanho puro para produção de tourinhos na região.

Para Mário Coelho Aguiar Neto, fundador do Grupo do Simental Brasileiro, com rebanho em Avaré (SP):

“É o melhor touro para cobrir vaca branca a pasto. É um animal selecionado há várias gerações pensando na realidade do Brasil central, com foco na adaptação, resistência a parasitas, pelo curto e consumo de pastagem de braquiária em grandes extensões.”

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Eventos movimentam o mês do Simental brasileiro

Rebanho de bovinos Simental em área de pasto. Foto: Divulgação/ABCRSS

Março será o mês dedicado ao Simental brasileiro com diversos eventos importantes para os criadores:

  • 20 a 23 de março – 2ª Exposição Virtual do Simental brasileiro, com divulgação dos resultados no dia 27 de março, pelo YouTube.
  • 29 de março a 2 de abril – 7º Shopping do Simental Brasileiro, com lotes de touros e matrizes com preço fixo no site da Connect Leilões. Transmissão pelo Canal Terraviva nos dias 31/03, 01 e 02/04 e no YouTube.
  • 29 e 30 de março – Evento Simental Brasileiro in family, com entrega de prêmios e confraternização entre os criadores.

Os eventos são organizados pelo Grupo do Simental Brasileiro, fundado em 2010, que atualmente reúne 25 criadores dos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.