DICAS DO CHAKER

Gestão descomplicada: estas três metas são essenciais para o sucesso da fazenda!

Saiba como transformar a administração da sua propriedade com metas simples e eficientes

Gestão descomplicada: estas três metas são essenciais para o sucesso da fazenda!
Gestão descomplicada: estas três metas são essenciais para o sucesso da fazenda!

A gestão eficiente da fazenda pode parecer um grande desafio, mas a nova temporada do Dicas do Chaker – Descomplicando a Gestão na Pecuária chega para provar que o segredo do sucesso está em simplificar processos. Assista ao vídeo abaixo e confira.

No quinto episódio da série, o zootecnista, consultor e escritor Antonio Chaker apresentou três metas essenciais para qualquer pecuarista de corte que deseja aumentar a produtividade e lucratividade.

1. Tenha metas claras e objetivas

O primeiro passo para uma gestão eficiente é definir quantos animais serão vendidos nos próximos 12 meses. Essa meta é fundamental para direcionar todas as decisões da fazenda. Para facilitar esse cálculo, Chaker destaca um indicador essencial:

  • Recria e engorda: o pecuarista deve abater pelo menos duas cabeças por hectare ao ano para garantir um bom desempenho econômico. Fazendas altamente produtivas chegam a abater até três cabeças por hectare.
  • Cria e ciclo completo: a meta mínima deve ser a venda de mais de uma cabeça por hectare ao ano.

Se o seu planejamento está abaixo desses números, é hora de recalcular a rota e ajustar estratégias para melhorar o desempenho da fazenda.

2. Controle rigoroso dos custos

De nada adianta produzir bem se os gastos estão descontrolados. Chaker reforça que um dos maiores erros da pecuária é não estabelecer um limite para os custos operacionais. O ideal é que os gastos não ultrapassem os seguintes percentuais da receita:

  • Cria: 60% do faturamento.
  • Ciclo completo: 70% do faturamento.
  • Recria e engorda: 80% do faturamento (considerando o custo da reposição).

Estes valores garantem margem de lucro sustentável e evitam que despesas excessivas comprometam o negócio.

3. Planejamento e acompanhamento constantes

Com as metas de produção e custos definidas, chega o momento de transformar o planejamento em ação. Para isso, é essencial:

  • Criar um plano detalhado com manejo, suplementação e estratégias de engorda.
  • Monitorar o peso dos animais, o estado nutricional das matrizes e a eficiência da IATF.
  • Corrigir falhas a tempo, antes que impactem negativamente no desempenho da fazenda.

Segundo Chaker, gestão de qualidade é fazer tudo para atingir as metas. Isso significa estar sempre atento aos indicadores de desempenho, garantindo que a propriedade esteja no caminho certo para o sucesso.

Acompanhe o Dicas do Chaker!

O quadro Dicas do Chaker – Descomplicando a Gestão na Pecuária vai ao ar todas as sextas-feiras, trazendo orientações práticas para facilitar a administração da fazenda.

Serão 12 episódios, abordando desde gestão de processos e pessoas até sucessão e planejamento estratégico. Não perca os próximos episódios de “Dicas do Chaker” e continue descomplicando a gestão na pecuária! Clique aqui e acompanhe os demais episódios desta nova temporada.

Coloque estas três metas em prática e eleve o nível da sua gestão pecuária! O sucesso da fazenda está nas suas mãos.