
O Giro do Tempo desta sexta-feira, 20 de dezembro, trouxe um prognóstico climático importante para os próximos meses. Apresentado pela jornalista Luíza Cardoso Costa, o quadro alertou sobre a previsão de chuvas acima da média para diversas regiões do Brasil até o final de março. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
O cenário exige atenção especial dos pecuaristas e agricultores para o manejo de pastagens e lavouras, especialmente com a chegada do verão, que começa neste sábado, 21 de dezembro, às 6h21 da manhã.
Previsão de chuvas intensas e calor
As instabilidades atmosféricas continuam atuando sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, com destaque para áreas do Paraná e norte de Santa Catarina.
Em Capim Grosso, na Bahia, as chuvas acumuladas até janeiro devem ser mais moderadas, totalizando 29 mm. No entanto, o volume aumenta significativamente em fevereiro, chegando a 65 mm, e dobra em março, com uma previsão de 137 mm.
A chuva acima da média poderá trazer riscos de pragas e doenças nas pastagens e lavouras, especialmente em períodos de calor intenso, com temperaturas máximas na casa dos 32°C em Salvador, 33°C em Cuiabá e 29°C em Campo Grande, registradas geralmente no meio da tarde.
Alerta para o Brasil central e região Matopiba
Produtores de São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná também devem se preparar para chuvas volumosas.
Na região MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as precipitações serão moderadas a fortes, com rajadas de vento que podem atingir até 50 km/h. A umidade elevada reforça a necessidade de atenção no manejo para evitar impactos negativos na produção.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Ações preventivas para produtores rurais
Com a continuidade das chuvas até o fim de março, produtores precisam redobrar os cuidados com pastagens, monitorando sinais de infestação de pragas ou doenças.
Nas lavouras, é essencial realizar manejos preventivos e garantir uma boa drenagem para evitar encharcamentos. Para os pecuaristas, a atenção ao capim será fundamental para manter a qualidade da alimentação do rebanho durante o verão.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.