GIRO DO TEMPO

Chuvas generosas de quase 300 milímetros e alívio térmico para o gado. Saiba onde

Chuvas volumosas e temperaturas mais amenas trazem alívio para os rebanhos e boas perspectivas para a pecuária brasileira

Chuvas generosas de quase 300 milímetros e alívio térmico para o gado. Saiba onde
Chuvas generosas de quase 300 milímetros e alívio térmico para o gado. Saiba onde

Os pecuaristas de diversas regiões do Brasil podem comemorar: as previsões climáticas indicam chuvas volumosas e uma leve queda nas temperaturas, trazendo alívio térmico para os rebanhos. Assista ao vídeo abaixo e confira.

De acordo com o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, os próximos 30 dias serão marcados por volumes acumulados de até 300 milímetros em algumas áreas, especialmente no noroeste de Goiás.

Além disso, as máximas ficarão entre 30ºC e 32ºC, bem abaixo dos 36ºC que costumam provocar estresse térmico no gado em confinamento.

Onde vai chover mais?

Os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul também receberão volumes expressivos de chuva nos próximos dias. Em apenas cinco dias, o acumulado nessas regiões deve ultrapassar os 50 a 80 milímetros, aliviando o déficit hídrico.

Em outras áreas, como Rondônia, centro-sul do Pará e Mato Grosso, os próximos dias também serão marcados por precipitações constantes, garantindo boa umidade do solo para o avanço dos trabalhos no campo.

Já no Sul do Brasil, a previsão é de temporais com risco de ventos que podem ultrapassar 100 km/h e queda de granizo. Essas condições severas também estão previstas para partes do Triângulo Mineiro e centro-oeste do país, onde os produtores devem redobrar os cuidados ao realizar atividades em campo.

Períodos de tempo firme

Apesar das chuvas intensas, algumas regiões terão janelas de tempo seco importantes para as atividades agropecuárias. Entre 5 e 12 de dezembro, por exemplo, a chuva deve dar trégua em partes de Goiás, permitindo que os produtores realizem tratos culturais e tratamento fitossanitário.

No entanto, o retorno de precipitações volumosas está previsto para logo em seguida, mantendo os solos bem hidratados.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

No Nordeste, as temperaturas devem permanecer elevadas, com máximas que podem ultrapassar 36ºC, enquanto as chuvas continuam esparsas. Regiões do litoral leste de Minas Gerais também terão períodos mais secos nos próximos dias.

Cuidados com o tempo severo

O meteorologista alerta para o risco de nuvens com alta atividade elétrica em várias áreas do país. Esse cenário exige que os produtores evitem atividades ao ar livre durante as tempestades, especialmente nas regiões com maior risco de ventos fortes e granizo.

“A atenção é fundamental para garantir a segurança de todos no campo”, enfatizou Müller.

Com a previsão de chuvas generosas e temperaturas mais amenas, as condições climáticas prometem beneficiar o setor agropecuário, garantindo produtividade e alívio para o rebanho em um momento crucial para a pecuária brasileira.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.