Nos dias 15 e 16 de outubro, Diamantino (MT) sediou a 21ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). O evento avaliou 3.354 bovinos de 16 pecuaristas, sendo 2.320 machos e 1.034 fêmeas, confirmando o protagonismo da raça Nelore na produção de carne de alta qualidade. Assista ao vídeo abaixo e confira.
Bruno Martins Dias, gerente da unidade Friboi de Diamantino, apresentou os resultados e destacou os campeões em diferentes categorias.
O tradicional quadro “Giro pelo Brasil” do programa Giro do Boi trouxe os detalhes do evento, que reforça a excelência da pecuária brasileira.
Nelore: os campeões das categorias
Na categoria Novilhas Nelore, a Fazenda Esperança, de Celso Franco Netto (Brasnorte), conquistou o 1º lugar.
Já o 2º e o 3º lugar ficaram, respectivamente, com a Fazenda São João, de Edilson Antônio Piaia (Campo Novo dos Parecis), e a Fazenda Bragança, de Denise Conceição Zottis Boscoli (Lucas do Rio Verde).
Machos Nelore e a pasto
Entre os Machos Nelore, o destaque foi para a Fazenda Santa Teresinha, de Mariana Vilarindo Matias (Brasnorte), seguida pela Fazenda Hervalense, de Amarildo Christofolli (Diamantino), e novamente a Fazenda Bragança, de Denise Conceição Zottis Boscoli.
A categoria Machos a Pasto também teve seu destaque, com a vitória da Fazenda Rio Bonito, de Elza Junqueira (Tangará da Serra).
Circuito Nelore: valorizando a genética e a qualidade da carne
Desde 1999, o Circuito Nelore de Qualidade promove a evolução da raça Nelore e seu reconhecimento como produtora de carne.
Apoiado pela Friboi, é o maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas do mundo e um dos principais instrumentos para destacar a genética superior e as boas práticas de manejo sustentável.
Com 70 anos de história, a ACNB segue fomentando a raça que representa 80% do rebanho de corte nacional, reforçando a liderança do Nelore na pecuária brasileira.