O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) fechou em 1,01 em outubro de 2024, uma leve queda de 3% comparado a setembro, refletindo um cenário positivo para os produtores.
Com a retração média de 1% nos preços dos fertilizantes e commodities em alta, especialmente na cana-de-açúcar (+1,5%) e soja (+1%), o momento é oportuno para aquisição de insumos.
Fatores que impactam o IPCF
A ligeira elevação do dólar (+1,5%) e o aumento no preço da ureia (+6%) devido à demanda para a safrinha influenciam o índice, que também considera as variações das commodities e fertilizantes mais utilizados, como MAP, SSP, ureia e KCL.
Entenda o índice IPCF
O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.
A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor a relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.