DEFESA SANITÁRIA

MG registra crescimento na vacinação contra raiva, mas declarações ainda são poucas

Vacinação em alta no estado, mas dados declarados ainda são insuficientes para monitoramento efetivo

MG registra crescimento na vacinação contra raiva, mas declarações ainda são poucas
MG registra crescimento na vacinação contra raiva, mas declarações ainda são poucas

No primeiro semestre de 2024, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) registrou um avanço significativo na vacinação contra a raiva em Minas Gerais, com mais de 12 milhões de doses vendidas — um crescimento de 14% para bovinos e 20% para equídeos em comparação ao mesmo período do ano passado.

Embora a vacinação proteja contra essa zoonose fatal, o estado ainda enfrenta um desafio: apenas 4,5 milhões de vacinas foram formalmente declaradas.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Importância da declaração para controle da doença

O IMA alerta que a declaração pelos produtores é essencial para um controle mais preciso da raiva no estado. A venda de vacinas fornece dados relevantes, mas o monitoramento completo depende das notificações.

Minas Gerais, com o quarto maior rebanho bovino e liderança em equinos no Brasil, reforça a necessidade da declaração após a vacinação, visando uma análise mais fiel da saúde animal no estado.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.