Nesta terça-feira, 12 de novembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, trouxe um prognóstico essencial para os pecuaristas, destacando a chegada de chuvas intensas em várias regiões do país, principalmente para Mato Grosso e áreas do Norte e Noroeste do Brasil.
Segundo Müller, os acumulados de chuva poderão atingir entre 200 e 250 mm nas próximas semanas, o que favorecerá a reposição hídrica do solo e poderá impulsionar a recuperação das pastagens.
Mato Grosso e demais regiões
Para os próximos dias, há previsão de tempo firme entre 13 e 15 de novembro em Mato Grosso, seguido por chuvas volumosas que, embora ajudem o solo, podem trazer complicações no campo.
Rajadas de vento de até 50 km/h e temporais com raios devem ocorrer, especialmente em Mato Grosso, Tocantins, Pará, sul do Amazonas e Rondônia.
A previsão, porém, descarta riscos de granizo. Enquanto isso, regiões leste do Nordeste e do Sudeste deverão permanecer com tempo mais ensolarado e temperaturas amenas.
Partes do Norte e Sudeste
As máximas na maior parte do Brasil devem oscilar dentro da normalidade, entre 26ºC e 33ºC, sem atingir picos de 40ºC, mesmo no interior de São Paulo e Rondônia, onde os termômetros devem subir um pouco mais.
O quadro de precipitações para os próximos cinco dias indica chuvas consistentes no norte de Minas Gerais, que podem somar 200 mm em algumas áreas, especialmente no Noroeste do Estado.
A semana também será propícia para os trabalhos no campo em regiões como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Sul do Brasil, onde o acumulado de chuvas ficará em torno de 20 mm. Essas condições favorecerão o avanço das atividades de campo, ajudando na recuperação de pastagens e contribuindo para o equilíbrio hídrico essencial para a produção pecuária.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.