GIRO DO TEMPO

Chuvas de 200 mm devem aliviar calorão e recuperar pastagens no Brasil Central

Previsão do tempo indica precipitações intensas em novembro, trazendo alívio para pecuaristas e melhorando as condições para o gado

Chuvas de 200 mm devem aliviar calorão e recuperar pastagens no Brasil Central
Chuvas de 200 mm devem aliviar calorão e recuperar pastagens no Brasil Central

Nesta sexta-feira, 1º de novembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, trouxe um alento para os pecuaristas do Brasil Central em sua previsão para o “Giro do Tempo”. A chegada de chuvas volumosas, com acumulados de até 200 mm ao longo de novembro, promete amenizar o calor intenso e recuperar as pastagens, especialmente importantes para o gado em confinamento. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

Esse alívio hídrico, previsto principalmente para a primeira quinzena do mês, deve marcar a região com pancadas intensas que também elevarão a umidade do solo.

Alívio térmico e recuperação para as pastagens

De acordo com Müller, os volumes de chuva podem ultrapassar 20 mm em dias específicos ao longo da quinzena, contribuindo para a redução das temperaturas que vinham oscilando perto dos 36°C.

O retorno da umidade é uma boa notícia para as pastagens, que serão beneficiadas pelo avanço gradual da chuva. Esse cenário é especialmente positivo para o bem-estar do gado, que vinha sofrendo com o calor intenso.

Riscos e precauções para os pecuaristas

Junto com as chuvas, no entanto, o Brasil Central poderá enfrentar episódios de tempestades, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, e um alto índice de raios, exigindo atenção dos pecuaristas.

No Rio Grande do Sul, a preocupação é com o risco de queda de granizo na região sudoeste do estado, especialmente durante este início de mês, quando as tempestades ainda estarão mais concentradas na região central.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Clima quente no Nordeste e avanço das chuvas na Amazônia

No Nordeste e em parte do Norte, a chuva segue escassa, com índices abaixo de 10 mm, insuficientes para melhorar a umidade.

Essa estiagem aumenta o risco de focos de incêndio em estados como Piauí, Pernambuco e Bahia. Já para o Pará, Rondônia e o sul do Amazonas, a expectativa é de precipitações de 30 a 40 mm nos próximos dias, sinalizando um avanço gradual das chuvas para essa região.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.