Nesta sexta-feira, 1º de novembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, trouxe um alento para os pecuaristas do Brasil Central em sua previsão para o “Giro do Tempo”. A chegada de chuvas volumosas, com acumulados de até 200 mm ao longo de novembro, promete amenizar o calor intenso e recuperar as pastagens, especialmente importantes para o gado em confinamento. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
Esse alívio hídrico, previsto principalmente para a primeira quinzena do mês, deve marcar a região com pancadas intensas que também elevarão a umidade do solo.
Alívio térmico e recuperação para as pastagens
De acordo com Müller, os volumes de chuva podem ultrapassar 20 mm em dias específicos ao longo da quinzena, contribuindo para a redução das temperaturas que vinham oscilando perto dos 36°C.
O retorno da umidade é uma boa notícia para as pastagens, que serão beneficiadas pelo avanço gradual da chuva. Esse cenário é especialmente positivo para o bem-estar do gado, que vinha sofrendo com o calor intenso.
Riscos e precauções para os pecuaristas
Junto com as chuvas, no entanto, o Brasil Central poderá enfrentar episódios de tempestades, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, e um alto índice de raios, exigindo atenção dos pecuaristas.
No Rio Grande do Sul, a preocupação é com o risco de queda de granizo na região sudoeste do estado, especialmente durante este início de mês, quando as tempestades ainda estarão mais concentradas na região central.
Clima quente no Nordeste e avanço das chuvas na Amazônia
No Nordeste e em parte do Norte, a chuva segue escassa, com índices abaixo de 10 mm, insuficientes para melhorar a umidade.
Essa estiagem aumenta o risco de focos de incêndio em estados como Piauí, Pernambuco e Bahia. Já para o Pará, Rondônia e o sul do Amazonas, a expectativa é de precipitações de 30 a 40 mm nos próximos dias, sinalizando um avanço gradual das chuvas para essa região.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.