A previsão para novembro indica chuvas intensas, especialmente no Brasil central, com acumulados de até 200 mm, conforme explica o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
No quadro “Giro do Tempo” desta terça-feira, Müller detalhou que as precipitações se distribuirão ao longo do mês, marcando a volta do período chuvoso em regiões como Barra do Bugres, no Mato Grosso, e trazendo alívio para áreas com seca prolongada.
Calor intenso e tempestades em regiões pontuais
Em algumas áreas, como interior do Paraná, São Paulo e centro-oeste, há risco de tempestades com raios e rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h.
A partir da segunda quinzena de novembro, a expectativa é de uma elevação significativa nas temperaturas, com máximas que devem alcançar os 36ºC, especialmente em Rondônia e Tocantins.
Regiões que precisam de atenção especial para chuvas
Nos próximos dias, os maiores volumes de chuva estarão concentrados em Goiás, sul de Minas Gerais e Mato Grosso, com acumulados de até 80 mm. Contudo, estados como Bahia, Tocantins e centro-sul do Pará seguem precisando de mais chuva.
O cenário, portanto, exige planejamento de produtores, que devem se preparar para as variações no clima e seus impactos nas lavouras e pastagens.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.