“Programa Embrapa-Geneplus comemora marca de mais de 12 milhões de animais avaliados em sua base de dados”
Na semana de programação especial em comemoração ao aniversário do Canal Rural, um pouco da história do programa de melhoramento genético Geneplus-Embrapa, que divide essa trajetória de 24 anos atuando no fortalecimento do agronegócio sobretudo, da pecuária bovina de corte brasileira com a emissora.
O geneticista e coordenador de ações e produtos para raças zebuínas do programa Geneplus, Leonardo Nieto, conversou com o Giro do Boi nesta quinta-feira, 12, sobre a evolução da genética e o que mudou na pecuária nacional em mais de duas décadas de trabalho.
“Me lembro em 2002, quando íamos à Expozebu, conferir as pistas, verificar a avaliação fenotípica, e a gente fazia um trabalho de formiguinha. Tinha uma mesinha na ABCZ, vinham os criadores e perguntavam sobre o que era um programa de avaliação, mas eram cinco, seis consultas por dia. Eles também não entendiam esse negócio de DEP (Diferença Esperada da Progênie), como que funcionava, o que era um sumário. Hoje, a demanda explodiu e o negócio da pecuária mudou. O criador aprendeu a trabalhar com material genético”, relembra.
Atualmente, o Programa Geneplus avalia 12 raças bovinas de corte e está presente em 421 fazendas no Brasil, além de países como Paraguai, Bolívia e Estados Unidos. Já são mais de 114 mil matrizes em reprodução. Dessas, mais de 77 mil são da raça Nelore. Com a recente unificação do banco de informações do Geneplus com o PMGZ – Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ, a base de dados se expandiu para mais de 12 milhões de animais. Essas informações mostram a capilaridade e acurácia, a confiabilidade das atividades do programa.
Outro fato que comprova a credibilidade e consistência do programa é que, na última prova de avaliação de desempenho de touros jovens da raça Nelore deste ano, realizada na própria sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande-MS, foram 130 reprodutores inscritos, de 21 criatórios brasileiros. Dos 19 animais escolhidos, 10 já estão contratados por centrais de coleta e comercialização de genética.
”O Embrapa-Geneplus atingiu sua maturidade e isso vem dos criadores, e consequentemente, do programa. Mas é maturidade não só pelo volume de dados, mas principalmente. pelos produtos que gera”, finaliza.
Confira a entrevista completa no vídeo abaixo: