Um sistema de produção voltado para a engorda do F1 Devon x Nelore 100% a pasto em pleno Cerrado, usando não somente a inseminação artificial por tempo fixo, como também a monta natural. Este é o resumo do trabalho da Santa Helena Pecuária, propriedade localizada em Alcinópolis, no Mato Grosso do Sul.
De acordo com o gerente da propriedade, Aldinei Aristides, o Ney, não há uma fórmula complexa para girar o boi no sistema. O segredo está na simplicidade. “Eu acho que o segredo é respeitar a capacidade da propriedade. Nós trabalhamos com 0,8 (unidade animal por hectare) para macho em engorda. Na novilha, nós trabalhamos com 0,9 e vaca 0,6. A gente respeita a capacidade da propriedade, a gente não força. Como a gente não trata, não adianta forçar que dá errado no final e não tem o acabamento que se espera. É mais caro você recuperar áreas do que ficar tratando de boi, na minha opinião”, sustentou Ney.
O objetivo da propriedade desde sua formação, em 1986, é dirigir seu sistema para a produção do boi de capim com carne macia e saborosa. Por isso, buscou uma raça precoce que pudesse dar a qualidade esperada ao produto final em um giro acelerado para a produção do gado precoce.
Na fazenda, o Devon é usado tanto na IATF – inseminação artificial por tempo fixo – quanto na monta natural. “Eu acredito no Devon por ser um ser um touro que se adapta fácil e consegue trabalhar aqui. E a precocidade, para mim, é o mais importante”, reforçou Ney.
“Em todos os quesitos, sexual, para abate, todos. É um gado que satisfaz. A bezerrada de seis meses já está dando 200 kg […] Então tem como dar errado daqui pra frente, porque 50% do peso do abate final sai na desmama, com oito meses. Então pegou vento nas canelas, vai embora”, projetou.
Saindo da desmama, os animais vão para os piquetes de braquiarão até completar os 30 a 36 meses, no máximo. O bom acabamento de gordura é reforçado ainda pela castração dos animais. “São todos castrados com burdizzo aos 15 meses de idade. Essa boiada, por exemplo, tem 30 meses, está pronta para ser abatida. Está muito bem acabada por sinal, pronta, a pasto, com zero suplementação”, ilustrou Ney, apontando para um lote.
A decisão por castrar antes do sobreano tem relação com a precocidade da raça. “Como é muito precoce, começa uma trepação e tem um problema com isso. Então a gente capa aos 15 meses por causa da precocidade da raça”, salientou.
+ Cinco razões para o sucesso do Devon no Brasil
+ Devo continuar cruzando vacas Angus com touros da raça Devon?
+ Posso cruzar vacas Angus x Nelore com Devon no Triângulo Mineiro?
Assista a reportagem completa da série Rota do Boi gravada na Santa Helena Pecuária, em Alcinópolis-MS: