Como usar as principais raças de bovinos de modo que todas as características sejam aproveitadas dentro de sistema de produção? Mais do que isto, como complementar características entre raças para obter o melhor de cada, aquilo que se chama heterose? Foi o que ajudou a esclarecer nesta segunda, 10, em entrevista ao Giro do Boi, o zootecnista Alexandre Zadra, especialista no assunto, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
Zadra respondeu 16 perguntas sobre o tema enviadas por telespectadores. O volume de dúvidas é tanto que somente o quadro semanal Zadra Responde, em que tira uma dúvida por vez, não é o suficiente. Veja abaixo as questões e seus esclarecimentos.
Qual o melhor cruzamento, Angus ou Braford, com a matriz inicial sendo sempre Nelore? E na matriz F1, para fazer tricross, colocar qual touro? (Vinicius, de Santo Antônio da Platina-PR)
Zadra: A gente pode usar pela primeira vez um europeu sobre as zebuínas, vamos aproveitar e inseminar estas zebuínas com Angus. Se você não tiver sêmen, se não há uma opção que vai cobrir no campo, seria o Braford, um Brangus ou um bimestiço. É muito bom o resultado e você tiver um Braford para cobrir no campo suas matrizes Nelore. Mas o Angus é a primeira opção, ou o Hereford, enfim, um europeu, para a gente usar o sêmen. Melhor então é utilizar um europeu se você for usar inseminação artificial na sua matriz Nelore.
[…]
Se você tiver a meio-sangue Angus x Nelore, o ideal é você colocar uma raça tropical. No caso você vai jogar os compostos, os taurinos adaptados, como Caracu, Senepol ou mesmo Bonsmara depois na sua meio-sangue Angus x Nelore. Se for Braford x Nelore, que é uma matriz mais azebuada, você pode usar também um bimestiço ou um Bonsmara, pode usar um animal que tem um pouquinho mais de pelo. É lógico que tudo isso vai depender do seus sistema de cria, recria e engorda. Se for terminar no cocho, você pode usar europeu nesta matriz filha de Braford x Nelore. E você pode usar um bimestiço na meio-sangue Angus x Nelore, como Braford, Canchim, Santa Gertrudis, Brangus.
A recomendação de uso de raças sofre alteração se for inseminar ou entourar?
Zadra: Na inseminação você pode utilizar touros europeus porque o europeu sofre muito no calor para poder cobrir. A gente já até viu alguns casos de europeu no campo cobrindo, mas não é fácil. Precisa ter sombra, precisa ter piquete pequenos, poucas fêmeas com ele, ração… A proteção que a gente dá para o animal que não é adaptado ao calor é ração. A gente dá comida porque ele vai comer um pouquinho e se sacia, senão ele não tem fome no calor para poder cobrir. Então inseminação a gente pode usar europeu. Como na monta a gente tem que tomar cuidado para que ele cubra, aí tem que se no máximo ⅝ europeu, como os bimestiços.
Quero fazer cruzamento de touro Senepol com o objetivo de produzir bezerros de corte. Que raça de vacas devo fazer o acasalamento? (João Leite, Fazenda Promove, em Esmeraldas-MG)
Zadra: O Senepol vai muito bem numa matriz que seja alta, que seja grande, um pouco mais pernalta, como a zebuína. A matriz Zebu, quando você joga o Senepol, ele vai fazer uma carcaça como se fosse, guardando as devidas proporções, Angus x Nelore. Lógico que o Angus tem muitos de seleção voltada para carne de qualidade, mas o Senepol faz uma boa carcaça sendo usado em matrizes zebuínas ou sobre matrizes meio-sangue continentais de grande porte, tipo Simental x Nelore, Charolês x Nelore. Aí ele faz um tricross muito bom, de bom tamanho. A gente tem que tomar cuidado com Senepol porque ele é um animal muito precoce. Em termos de tamanho, ele é superprecoce. Se a gente jogar numa meio-sangue britânica pequena, ele vai dar um animal muito, muito precoce e por um lado é bom para quem tem o projeto de fazer animal precoce, mas por outro lado ele pode estar fazendo uma carcaça pequena, não atendendo as nossas expectativas.
Estou iniciando na pecuária de corte. Minha dúvida: pretendo maximizar lucratividade otimizando recursos genéticos. Assim, penso em fazer o F1 (Nelore X Caracu ou Angus). Qual seria a melhor opção, considerando inseminação? Na minha propriedade tenho pastos de Mombaça e Brachiaria brizantha cv. Marandu. Joelson, de Santa Vitória, Pontal do Triângulo Mineiro).
Zadra: Com inseminação, lógico que Angus, isso não tem dúvida nenhuma. Utilize sêmen de Angus provado. […] Quando for usar um sêmen de touros Angus, de Angus das centrais que estão no mercado, peça para o técnico escolher DEPs que atendam o seu objetivo. Esse é o nosso papel. […] A gente tem que tomar cuidado porque tem inúmeras DEPs de valor genético para cada característica e a gente tem que saber utilizá-las. Não é todo touro Angus que vai dar o mesmo resultado – depende de DEP, do valor genético e da acurácia.
Zadra, eu moro em uma região muito quente. Tem outra opção de cruzamento para a minha região além do meio-sangue Angus? Ele é a melhor opção? (Mara Cristina, São João do Araguaia-PA)
Zadra: O meio-sangue europeu, de um modo geral, vai bem. Não precisa se preocupar, não, que o Angus vai bem em qualquer lugar. O animal vai crescer e vai perder aquele pequeno pelo que nasce, depois de um verão já está com pelo zero. A gente costuma dizer que o animal adaptado é o animal que tem pelo curto, liso e brilhante. Se ele brilhar, quer dizer que ele é adaptado, porque ele reflete uma parte do calor. Se você quiser experimentar um outro taurino, pode ser tipo Bonsmara, Senepol ou Caracu. Vai dar tão bom quanto, mas eu recomendo, pode usar um europeu sobre a sua matriz zebuína que você vai ter sucesso absoluto no Pará.
Cruzamento entre zebuínos com Guzerá gera bezerros mais pesados na desmama? (Danilo, de Itaituba-PA)
Zadra: O Guzerá sempre vai desmamar um bezerro muito pesado, então você consegue fazer com que o cliente, que está usando Guzerá, tenha uma padronização porque você tem choque de sangue. E ele também é um animal que transmite boas carcaças e matrizes de qualidade. Você também faz uma matriz de qualidade com Guzerá.
Quero fazer cruzamento de Angus em vaca Nelore. Nas F1, coloco Senepol ou Caracu? Ou ainda cruzar Caracu em vaca Nelore e, nas F1, colocar Angus ou Senepol. (João José, de Palmas-TO)
Zadra: Na F1, se você quer um animal mais precoce, você use o Senepol. Se você quer um animal que faça uma carcaça maior, você use o Caracu porque você tem uma característica importante para ser explorada no cruzamento, que é complementaridade, que significa você fazer acasalamentos onde a gente consegue utilizar melhor os atributos de cada raça. O Caracu, por ser de grande porte – é uma raça continental – ele se encaixa melhor numa meio-sangue britânica, como a meio-sangue Angus x Nelore. Eles se complementam, ele faz um animal um pouco maior que o Senepol, então se você se você quer mais precocidade, o Senepol, se se você quer animais com carcaças maiores, utilize o Caracu. Todos os dois vão dar pelo zero, um pelo muito curto, no cruzamento sobre a sua F1.
Quais suas considerações sobre o Santa Gertrudis? (Marcelo, de Uberaba-MG)
Zadra: É a raça bimestiça mais antiga do mundo. Ela foi formada no King Ranch (resultado de cruzamento entre Shorthorn e Brahman), no Texas (EUA), em 1940. […] Ela tem uma constância muito grande em termos de fazer animais de carcaças grandes, de boas carcaças, são animais ganhadores de peso. […] Se você quiser utilizar sobre uma meio-sangue, por exemplo, Angus, ou mesmo touro Santa Gertrudis sobre a Nelore, vai muito bem.
Quais as considerações sobre o cruzamento Brahman x Nelore e que cruzamento utilizar nas matrizes? (Raul Soares, de Minas Gerais)
Zadra: A Brahmanel é uma matriz que eu considero de ótima habilidade materna porque ela vem do Brahman e ela tem também um teto corrigido pelo Nelore, tem um rendimento de carcaça para ser transmitido aos filhos e isso é bom porque o Nelore tem a presença sempre de bom rendimento de carcaça. […] A complementaridade do Brahman com Nelore é espetacular. A Brahmanel é uma matriz muito boa.
Eu costumo sempre indicar europeu sobre zebuíno, então, se for monta natural, um taurino adaptado, como Caracu, Bonsmara, o Senepol. Se for inseminação, utilze um europeu, continue na linha de raças europeias nesta matriz zebuína.
Tenho novilhas Nelore PO, estou pensando no cruzamento com Senepol PO. Seria conveniente para produção de animais de corte? (Edson Barbosa, de Santa Albertina-SP)
Zadra: PO ou não, é lógico que animal, quanto mais puro, mais heterose você tem quando você utiliza com outra raça. Disso não há dúvida Se você utilizar Senepol PO em Nelore PO, a heterose vai ser muito boa. Agora tão bom quanto a heterose é você saber explorar as características de cada raça e também saber se os animais são provados ou não. Sempre lembrando que a diferença entre animais na mesma raça é maior do que a diferença entre raças. Se você pegar um Nelore bom e um Nelore ruim, você tem diferença de 40 kg na desmama. Se pegar um Angus bom e um Angus ruim, você tem diferença de 40 kg na desmama. Então utilize touros provados.
Tenho vacas meio-sangue Girolando e gostaria de saber que o melhor cruzamento para produzir bezerros de corte. Estou usando Brahman e Senepol. O Angus também encaixa nesse cruzamento? (Eduardo Dias, do sul de Minas Gerais)
Zadra: Não é raro o pessoal do Girolando querer fazer um cruzamento terminal, Muitos usam, em Minas, O nelore porque tem muito fácil, à disposição, e o touro cobre bem (a campo), mas a gente tem que tomar cuidado com o Zebu em novilhinha que não tem cupim porque pode dar problema de parto. O Brahman é boa opção em cima de vaca Girolando, o Guzerá é boa opção, se você for pensar em Zebu. Se você for pensar em taurino, utilize aí o Caracu, que vai muito bem, o Bonsmara vai muito bem, mesmo o Senepol, se for vaca grande. Lembrando que se você utilizar uma raça taurina nesta meio-sangue Girolando, você vai estar fazendo um carne de qualidade que pode até ser premiada […] se for filho de taurino nesta vaca Girolando.
Para a monta natural a campo, uso Brangus ou Caracu? (Carlos Cardoso Junior, de Uberlândia-MG)
Zadra: Lembre que o Brangus é ⅝ europeu, então você tem que ser caprichado, tem que ter um pasto melhor, você tem que ter, se possível. uma raçãozinha e colocar menos vacas por touro, aí e ele vai cobrir bem. Se for o Caracu, você pode jogar no regime extensivo, você não precisa se preocupar tanto com alimentação porque ele é um animal do trópico, ele é um animal rústico.
Que raça usar em matrizes Nelore x Angus e Nelore x Brangus? (enviada por Igor, no Tocantins)
Zadra: Na Brangus x Nelore, que é uma matriz azebuada, você pode entrar com um taurino adaptado. Neste caso, sobre esta matriz, que eu apelidei de 31, porque ela tem 31% de sangue europeu, eu estou usando Bonsmara, que faz carne macia […]. De modo geral, nos frigoríficos, ele entra nos protocolos de carne macia porque esse filho do Bonsmara na Brangus x Nelore vai ser taurinizado. Você poderia utilizar uma raça só (Bonsmara) também sobre a F1 Angus x Nelore. Você tem heterose, choque de sangue, e carne macia. O que você pode esperar das fêmeas? As filhas do Bonsmara na Brangus x Nelore vão ter pelo curto e a Bonsmara na F1 Angus x Nelore pode ter algum cabelinho, mas vai perdendo conforme os verões e é uma fêmea adaptada quando é Bonsmara na filha de Brangus x Nelore.
O Angus na monta a campo desenvolve bem no Piauí? (enviada por telespectador de Olho D’água do Piauí-PI)
Zadra: Utilize um zebuíno para monta natural ou um adaptado, no máximo um bimestiço. Depende da região. O clima quente e seco é menos pior do que o clima quente e úmido. Se para você aí é quente e seco, você pode usar um bimestiço, pode usar Bonsmara. Se aí é quente e úmido, aí você vai utilizar ou zebuíno ou adaptados, como Caracu ou Senepol.
Na minha região o clima é quente e chove normalmente de dezembro a maio e as vezes até junho. Gostaria de saber, para o meu clima e para a minha região, qual raça (europeia) devo usar, ou se posso usar a raça Senepol, em vacas Nelores e da raça Gir para obter um cruzamento que me dê um certa precocidade no abate (Hugo Cordeiro, de Pinheiro-MA)
Zadra: Se for sêmen, pode usar europeu. Se for monta natural, utilize o Caracu ou o Senepol.
Qual a melhor opção de cruzamento, touro Angus x Nelore ou touro Red Angus x Nelore. (Adair Ferreira, de Água Boa-MG)
Zadra: Todos os dois vêm do mesmo ramal. O Red Angus é uma variedade de pelagem do Aberdeen. O Aberdeen tem mais pressão de seleção, um aprofundamento maior. Guardando as devidas proporções, é como usar Nelore Mocho e Nelore. O Nelore Mocho tem touros espetaculares, mas você tem a chance maior de achar animais superiores, tem mais chance de acertar, se usar o Nelore. O Red Angus tem touros espetaculares, mas a chance de você acertar é maior usando um Aberdeen Angus porque ele tem uma população maior. Então mantenha o Angus se você não tem um touro espetacular Red Angus.
O Sindi, por ser um zebuíno menor, é mais precoce no acabamento? Não vejo trabalhos comparativos entre raças zebuínas, o que dá a entender que são todas iguais. (Rodrigo Sosa, de Mandaguari-PR)
Zadra: O Sindi, eu considero, fazenda uma brincadeira, que seria o “britânico” dos zebuíno. É mais precoce do que os outros zebuínos em termos de curva de crescimento. Como ele não é um animal muito grande quando ele é adulto, ele vai produzir animais mais precoces. Em relação a acabamento, na verdade, ainda não tem trabalhos e pesquisas demonstrando que o Sindi tem melhor acabamento em relação a outros zebuínos para aquele peso. A gente sabe que ele tem uma musculosidade muito grande e todos animais muito musculosos tendem a não ter um acabamento uniforme, mas isso é uma questão que ainda está no ar. Eu estou estudando e eu não falo do que eu não sei, eu falo do que eu já vi, do que já vivi no campo e do que eu estudo. Então o Sindi vem crescendo, vem fazendo animais precoces em termos de peso final, mas eu ainda quero estudar um pouco mais e ver mais resultados do Sindi para poder falar com mais segurança para os amigos sobre acabamento do Sindi.
Veja outras seções de perguntas e respostas sobre cruzamento industrial:
+ Perguntas e respostas sobre princípios dos cruzamentos para gado de corte
+ Zootecnista orienta criadores em sessão de perguntas e respostas sobre cruzamentos
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Veja as respostas completas no vídeo a seguir: