Conheça o "Zé do Boi", pecuarista que compra uma nova fazenda a cada 3 anos

Produtores que querem que suas fazendas cresçam em área, rebanho ou desfrute devem simplificar indicadores de sucesso para alcançar objetivos

“Você já reparou que algumas fazendas prosperam, compram área, abatem mais animais, entouram mais fêmeas, enquanto outras fazendas a cada três ou quatro anos estão piores, até vendendo uma área, vendendo um retiro? Por que será que tem esta diferença tão grande entre as pessoas que prosperam e as pessoas que diminuem dentro da atividade pecuária?”, indagou o zootecnista e consultor Antonio Chaker, diretor do Inttegra, no quadro Dicas do Chaker.

Para ilustrar sua resposta, o consultor contou a história do Seo Zé do Boi, o pecuarista cujo indicador de sucesso é comprar uma fazenda a cada três anos. Para alcançar o objetivo, buscou ajuda do consultor por conta da crescente dificuldade em comprar as novas fazendas.

Chaker contou que Zé do Boi tem a meta de abater 800 bois por mês gastando 600 bois, ou seja, para que sobrem 200 bois por mês ou 2.400 por ano. Para adquirir uma fazenda, ele investe entre 2.000 e 2.200 bois por ano, e diz que vive, ele e sua família, com 200 bois por ano.

“O objetivo final do Seo Zé do Boi não estava ligado em equivalente proteico da ureia, ganho médio diário para cada 100 gramas de consumo. O objetivo dele é comprar uma fazenda a cada três anos e, baseado neste objetivo muito claro, que é comprar uma área a cada três anos, todo processo funciona absolutamente bem. Então quando você tem algo, quando você tem uma meta muito clara, todo processo se constrói. Mas qual é a grande sacada destas fazendas que crescem dez mais? Elas conseguem transformar em simples coisas complexas”, resumiu Chaker.

“Então o grande recado – qual é o maior indicador de sucesso da sua fazenda? No caso do Seo Zé do boi, a maior indicação de sucesso era comprar uma área a cada três anos. Nestas outras fazendas (que presta consultoria) que também crescem muito, o maior indicador de sucesso era abater tantos animais por ano. Em outras, era ter uma geração de caixa de “X” reais por ano. Então torne simples o teu objetivo, foque nele e pense de manhã, à tarde e à noite numa única coisa: quando você tira o “S” das prioridadeS e torna tudo prioridade, você trabalha, constrói um projeto e consegue medir se você está indo bem ou se está indo mal. Simplifique, simplifique e simplifique o que indica o teu sucesso”, concluiu.

Quer saber como ter sucesso na pecuária? Pecuarista de 82 anos responde!