Uma obra lançada recentemente deve ajudar o produtor rural a ser inovador da hora de colocar à venda o seu produto ou serviço. O livro “Como inovar no agronegócio para alavancar as vendas” foi escrito por um profissional do agro que atua no setor há quase 20 anos, o jornalista Rodrigo Capella, diretor geral da empresa Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Nesta quarta, 08, ele concedeu entrevista ao Giro do Boi para falar da publicação.
A obra está dividida em duas partes principais – preparação e ação -, que ajudam agentes diversos do agro, entre eles os próprios produtores rurais, a descobrir qual é a estratégia mais adequada para a empresa, ou propriedade rural, vender mais.
“Na parte da preparação, a gente trata muito sobre dicas básicas. A gente fala sobre lucro, também dá alguma pincelada sobre marketing e estes conceitos são depois aprofundados na parte da ação. Na parte da ação a gente fala sobre marketing digital, a gente fala sobre vendas, sobre o digital no agronegócio, sobre exportação. A gente dá uma pincelada sobre tributos também, sobre sucessão familiar, entre diversos outros pontos É um livro que tem cerca de 90 páginas e que tem download gratuito. Ele está hospedado no site “Marketing no Agronegócio”. É só entrar e fazer o download gratuito do livro. […] Ele é dividido em duas partes, com muitas dicas, muitas orientações para o amigo produtor”, resumiu Capella.
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“Na parte da ação, a gente resgata alguns conceitos da preparação e dá mais algumas dicas, mais algumas observações e informações. Por exemplo, dois conceitos que norteiam muito bem o livro e que são atuais são os conceitos da nutrição de precisão, e aí a gente fala de processo e de tecnologia, e também a questão da pecuária 4.0, em que aí a gente fala de tecnologia, conectividade, sustentabilidade e de saúde pública. A questão da tecnologia é cada vez mais necessária para o campo. […] Em um dos pontos, a gente fala para o produtor, para o pecuarista, para ele fazer uma lista dos principais problemas que ele tem na propriedade, numerar de um a cinco estes problemas e para ele começar a solucionar o problema que tem maior urgência, para buscar solução para esse problema”, apontou Capella.
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O comunicador fez uma ponderação a respeito dos produtores que querem resolver quaisquer problemas a partir do uso de novas tecnologias. “O que escuto muito dos pecuaristas é ‘Capella, eu estou cheio de problemas e eu quero usar todas estas tecnologias possíveis para combater este problema!’ Eu não acho que é por aí. É você fazer uma lista e você escolher a melhor solução para aquele problema porque a gente sabe que a propriedade funciona como uma engrenagem. Se todas as peças estão muito bem conectadas, a gente tem uma produção de alta qualidade. […] E tudo isso precisa agir dentro de um contexto”, comentou.
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O jornalista lembrou que trata em seu livro da importância de transformar e, na prática, tratar da sua fazenda como uma empresa, o que facilita em transições como sucessão familiar. “Quando no livro a gente fala sobre dicas básicas, a gente fala muito do produtor transformar a propriedade dele em uma empresa para ele ter uma melhor gestão, planilhar todas as atividades, colocar prazo de execução e colocar funções muito bem detalhadas. Isso é importantíssimo, não somente para agora, mas quando ele trilhar um processo de sucessão familiar, lembrando que no processo de sucessão familiar, as gerações se unem em prol do campo. A gente aproveita experiência dos antigos produtores, mas também a os conhecimentos adquiridos pelas novas gerações. Combinando tudo isto, a gente pode, com certeza, caminhar para uma pecuária 4.0, para uma nutrição de precisão”, explicou.
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O jornalista comentou também o uso da capacitação como ferramenta para atingir estes objetivos, algo que atualmente pode ser obtido até com gratuidade. “Aqui vai uma dica para o amigo e para a amiga que está acompanhando a gente. Muitas empresas do agronegócio oferecem cursos e treinamentos gratuitos, então com certeza é importante você entrar em contato com as empresas de agronegócio e sugerir aí a grade, quais cursos virtuais vocês têm, quais treinamentos virtuais vocês têm para este momento que a gente está vivenciando. É muito importante porque muitas empresas oferecem cursos, mas infelizmente poucos produtores sabem disso. Então a profissionalização recai muito neste sentido, de você adquirir conhecimento, de você adquirir embasamento para você colocar em prática”, frisou.
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Assista a entrevista completa com o jornalista Rodrigo Capella no vídeo a seguir: