Sua fazenda tem personalidade? Se sim, qual é a personalidade da sua propriedade? No quadro Dicas do Chaker desta quinta, 02, o zootecnista e consultor Antonio Chaker, diretor do Inttegra, falou sobre a importância de a fazenda ter uma personalidade, ou cultura.
“A fazenda precisa ter uma personalidade marcante. Toda empresa precisa ter uma personalidade. É algo quase da moda, porque isso é mais antigo, chama-se cultura. Cultura é a personalidade da empresa”, explicou.
“Tem fazenda onde o trator está no tempo, onde a cerca está caindo, que os funcionários deixam saco de sal e frascos de remédio no curral, aquela coisa toda. Então é um tipo de personalidade da fazenda. Mas se a fazenda tiver a personalidade do asseio, que é a mesma coisa do zelo, então eu tenho zelo como personalidade da fazenda”, ilustrou.
O consultor deu exemplo prático de como o pecuarista pode construir, moldar a personalidade da fazenda incorporando os valores com os quais se identifica para levar a propriedade ao êxito. “Sempre a construção de valor ou de personalidade cultural, como nós chamamos aqui, é de cima para baixo. Você está andando pela fazenda, vê um frasco de remédio, você para, não fala nada para ninguém, pega o frasco de remédio, põe pra dentro do carro. Continua andando, vê uma bola de arame, aquele resto de arame, você para, pega aquele arame. Na terceira vez que você parou o carro, quem vai descer? O teu colaborador que está ali. Então você vai dar o exemplo. […] Transparência, como que eu vou construir transparência? Você vai chegar para a pessoa e perguntar: qual é a sua opinião? De que você discorda?”, exemplificou.
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Segundo Chaker, construir a personalidade da fazenda é um conceito que precisa sair do papel. “Sabe quando você chega numa empresa que teve assessoria do Sebrae, assim tem a plaquinha lá: missão, visão e valores? Aí tem os valores transparência, comunicação, humildade… Entre nós, se aquelas palavras que estão na plaquinha não forem cumpridas, serve para quê a plaquinha? Para absolutamente nada”, advertiu.
Como exemplo de fazenda que saiu da teoria e implementou no dia a dia os valores da comunicação e transparência, Chaker lembrou do pecuarista que criou aquilo que chamou de “reunião do taca pedra”.
“Nós temos um cliente que criou a ‘reunião do taca pedra’. Olha que interessante. […] Antes a reunião chamava ‘reunião de revisão de tendência trimestral’. Tudo bem que ‘reunião de revisão de tendência trimestral’ é um nome muito mais galã, mas todo mundo estava tímido nesta reunião. Quando nós mudamos o nome para ‘reunião do taca pedra’, se ganhou uma velocidade para as pessoas falarem que ‘não concordam com isso, não concordam com aquilo, está errado isso, está errado aquilo’. Então você fomenta a ‘reunião do taca pedra'”, explicou.
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Veja o quadro Dicas do Chaker desta quinta, 02/07, na íntegra pelo vídeo abaixo: