Virada no tempo deve provocar chuvas em SC, RS e Pantanal do MS

Na previsão do tempo desta sexta, 08, meteorologista respondeu também perguntas de telespectadores do planalto paranaense e da divisa do ES com o RJ

“Vai chover de novo entre a região do Pantanal no Mato Grosso do Sul, Sul do Brasil, principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mudança no tempo de segunda para terça-feira, tem uma nova frente fria que deve provocar volumes de chuva acima dos 50 mm desta região aqui do Rio Grande do Sul, principalmente na região central do estado, e também na região do Pantanal”, falou nesta sexta, 08, ao Giro do Boi o doutor em meteorologia Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Já para este fim de semana, Schneider disse que as chuvas estão previstas somente para a faixa norte do País, partindo do Recôncavo Baiano, sul da Bahia rumo ao Sergipe com acumulados de 40 a 50 mm também. No Matopiba, sobretudo no extremo sul do Piauí e Tocantins, pode haver precipitações pontuais também.

Schneider respondeu ainda dúvidas de telespectadores. Um deles é do Paraná, Marcelo Rizek, da Santa Maria do Oeste, município em região de planalto, perto de Guarapuava. “A gente vai ter sim uma melhora nas condições de chuva entre este este mês de maio e início de junho. Entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, as chuvas devem ficar pelo menos próximo da normalidade destas regiões”, disse Schneider.

O telespectador Luiz Carlos também perguntou sobre o inverno no Espírito Santo, região próxima da divisa com o Rio de Janeiro. “A tendência É de ter temperatura próxima da normalidade. Além deste frio nos próximos dias, pelo menos até a segunda feira, tem uma outra massa de ar frio na semana seguinte que pode trazer novamente temperaturas um pouco mais baixas – não tão intensas quanto essa. Mas, em linhas gerais, a tendência é de temperaturas próximas à normalidade para o Espírito Santo”, respondeu Schneider.

Como ficará o tempo no Brasil durante o outono em 2020?

Veja a previsão completa no vídeo abaixo:

 

Foto: Reprodução / Agraer-MS