Produtor deve tomar providências para deixar coronavírus ‘fora da porteira’

Em quarentena dentro da propriedade da família no RS, Camila Telles dá sugestões para os produtores evitarem que doença se espalhe nas fazendas

Em entrevista ao Giro do Boi desta terça, 24, a produtora rural e influenciadora Camila Telles, formada em relações públicas, reconheceu a importância da manutenção das atividades dos produtores rurais durante a crise do Covid-19 e advertiu para uma série de medidas a serem tomadas para deixar o coronavírus de ‘fora da porteira’.

“O agro é o setor que não para, mas tem grande responsabilidade em não deixar o coronavírus ir pro campo. Eu queria destacar a importância dos produtores se cuidarem, não receber visitas externas na propriedade rural, terem todo um protocolo de cuidados com seus funcionários neste período de colheita, por exemplo, que a gente está tendo em vários pontos do Brasil. Então eu acho que a mesma responsabilidade que existe na cidade precisa existir no campo porque o produtor não pode, de jeito nenhum, parar e ficar doente. Então tem que ter cuidado com o produtor rural como ser humano antes de qualquer coisa”, reforçou.

Covid-19 pode infectar os animais da minha fazenda?

A rotina recente da própria Camila Telles é um exemplo da cautela a ser adotada neste momento. Nos últimos meses, com uma agenda intensa de viagens por todo o Brasil Agro para ministrar palestras e interagir com profissionais do setor, Camila estava no Mato Grosso até o último dia 12, quando começaram os rumores da necessidade de isolamento social. Como os aeroportos já estavam funcionando com restrições e as passagens, quando ainda estavam disponíveis, eram mais caras, a jovem produtora pegou uma carona de carro do Mato Grosso ao Rio Grande do Sul, uma viagem de cerca de três dias, e está neste momento cumprindo sua quarentena na propriedade da família em Cruz Alta-RS, sem interação nem com familiares nem com funcionários, que mantêm a produção da fazenda normalmente.

Até mesmo a festa de aniversário da jovem, celebrado no último domingo, 22, levou em conta todas as precauções para evitar possível contágio, embora a Camila esteja sem sintoma algum de que possa ter contraído a doença. O churrasco foi servido à distância, passando os pratos, e o parabéns cumpriu o distanciamento de dois metros entre os as pessoas que estavam presentes.

Camila também exaltou o recado destinado às pessoas que estão em quarentena nos centros urbanos de que os mercados não ficarão vazios ao longo deste período de pandemia. “O agro não para mesmo, os produtores continuam produzindo para que a matéria prima chegue, as indústrias também seguem funcionando para garantir o abastecimento dos mercados, então é um setor que realmente não pode parar, principalmente neste momento de angústia das pessoas, que estão estocando alimentos, achando que vai faltar”.

#OAgroNaoPara: campanha enaltece papel dos produtores de alimentos

“Esta é uma questão importante”, salientou Camila. “Porque tem esta orientação para que as pessoas não saiam de casa, mas ela estão ao mesmo tempo superlotando os mercados em todo o Brasil para estocarem alimentos. Elas estão com esta preocupação e é importante a gente deixar claro que o agro não vai parar, ele não pode parar de produzir para alimentar as pessoas que estão nesta quarentena. As empresas estão, as indústrias principalmente, implantando os protocolos do Ministério da Saúde para manter a saúde dos colaboradores”, complementou.

“Demanda continua presente”, diz especialista sobre consumo de carne bovina

+ Indústria faz adaptações para pecuarista acompanhar abate em tempo real

A influenciadora acrescentou que os esforços dos profissionais do agro neste momento podem virar uma oportunidade para que a sociedade urbana reconheça ainda mais a importância do setor. “Nós estamos falando de vidas humanas que também estão 24 horas trabalhando para alimentar quem está em isolamento, então eu acho que o agro está sendo mais que essencial e eu espero muito que ele esteja sendo visto de outra forma pela sociedade como um todo”, pediu Camila.

“Eu convido as pessoas que estão nos ouvindo a entenderam a real importância do agro, a importância daqueles que estão trabalhando com a produção de alimentos e que estão garantindo, junto com as indústrias, o abastecimento dos mercados em todo o mundo, não só aqui no Brasil. É uma situação para deixar todo mundo que trabalha neste setor extremamente orgulhoso. E eu quero deixar claro aqui meu agradecimento aos produtores rurais, meu agradecimento a todas as pessoas que trabalham neste ciclo, neste setor produtivo”, respaldou.

Veja a entrevista completa com Camila Telles no vídeo abaixo:

Foto ilustrativa: Reprodução / Prefeitura de Itabira-MG