Nesta quarta-feira, dia 18, o engenheiro agrônomo Marcelo Leão, da AgronomiaConsult, representante comercial da linha de pastagem da Corteva Agriscience, participou do Giro do Boi para falar a respeito de reserva de capim para a estação da seca.
O agrônomo disse que as chuvas costumam se encerrar em dezembro na região de Feira de Santana, na Bahia, mas que as águas foram acima da média para os meses de janeiro e fevereiro em 2020, por isso a expectativa é que, para o inverno, o pasto esteja ainda melhor do que em outros anos.
Já para os produtores com propriedade na Região Norte, onde o ciclo produtivo é diferente, a safra está prestes a ter início. Segundo o especialista, este período é o ideal para fazer a aplicação de herbicida. Além de utilizar menos produto e, com isso, ter um custo menor por hectare, a eficiência é mais alta, podendo chegar a até 95%. Em contrapartida, Leão alertou que, ao perder a janela de aplicação de defensivos, o produtor pode encontrar plantas mais duras, com caules mais grossos, e então a eficiência do herbicida pode cair para até 70%.
+ Por que a época das águas é a ideal para controlar as plantas daninhas?
+ Atrasar o combate a plantas daninhas aumenta custo do pecuarista
O agrônomo destacou que é possível que o produtor, aproveitando a janela de aplicação adequada do herbicida, consiga dobrar a taxa de lotação em pastos comprometidos. “Só com aplicação de herbicida, que é um das ferramentas de manejo, com a aplicação da tecnologia XT, a gente consegue dobrar a capacidade de suporte das fazendas. Para isto a gente faz vários testes ao longo da nossa caminhada, tem um método do quadrado (foto acima) que a gente separa um metro quadrado aleatório, colhe este capim, tem uma fórmula com a qual a gente faz as contas e consegue comprovar, várias vezes, que realmente a capacidade de suporte no mínimo dobra”, atestou Leão. Um dos exemplos das plantas que pode ser controladas pelos produtos da linha XT, conforme disse o especialista, é o marmeleiro, comum em propriedades localizadas no Nordeste do Brasil.
Em sua participação no programa Giro do Boi, Marcelo Leão comentou ainda a importância do planejamento do pecuarista na entressafra, usando como ferramentas o diferimento de pastagens e a reserva estratégica de alimentos.
+ Ainda não reservou pasto para a entressafra? Saiba como aproveitar as últimas chuvas da estação
Veja pela vídeo abaixo a entrevista completa com o agrônomo: