ACNB divulga novidades no regulamento do Circuito Nelore de Qualidade 2020

Ao todo serão realizadas 40 etapas dos abates técnicos; veja o calendário completo e as principais mudanças nas avaliações de carcaças

Já estão definidas todas as etapas e as novidades para o Circuito Nelore de Qualidade 2020. Em entrevista concedida ao Giro do Boi nesta segunda, dia 16, o gerente executivo da Associação Nacional dos Criadores de Nelore (ACNB), André Locateli, trouxe detalhes do calendário de abates técnicos e anunciou mudanças tanto no regulamento como a criação de uma premiação específica para três categorias ao fim do campeonato: melhores lotes de fêmeas e machos terminados a pasto e melhor lote de machos castrados.

Assim como em 2019, quando o número de etapas realizadas cresceu de 11 no ano anterior para 26, em 2020 haverá um novo salto, para 40 etapas. Há uma projeção também para o crescimento do número de animais avaliados, de 21.880 cabeças para 25 mil. Em 2020, todas as 37 unidades da Friboi participarão da competição, enquanto as três etapas restantes serão realizadas pelo Frisa.

Relembre os vencedores do Circuito Nelore de Qualidade 2019

Veja na tabela abaixo o calendário completo das 40 etapas do Circuito Nelore de Qualidade 2020*:

* atualizada em 10/06

“Nós estamos divulgando com antecedência. Já para a primeira etapa faltam praticamente 60 dias, e as demais ainda têm mais tempo do que isto. Então dá tempo de os produtores se prepararem para participar de cada uma destas etapas, da etapa mais próxima da sua região e, às vezes, de mais de uma etapa. Não existe impedimento nenhum de um pecuarista participar de mais de uma etapa com mais de um lote, com lotes de machos, lotes de fêmeas. Então tem muita oportunidade para participar e mostrar o seu trabalho”, convidou Locateli.

O gerente executivo ressaltou que a competição pode ser utilizada por pecuaristas de diversos perfis com objetivos distintos, mas que encontram na avaliação das carcaças uma oportunidade para validar seu trabalho. “O circuito é uma ferramenta de valorização, uma ferramenta para mensurar resultado, para apresentar a sua qualidade para o mercado. Então produtores com diversos focos podem participar, o selecionador de genética pode usar o circuito para colocar uma progênie dos seus animais para mostrar a qualidade da sua genética, o confinador pode mostrar o resultado do seu trabalho. No caso, um boitel pode mostrar a qualidade do trabalho que é feito dentro deste estabelecimento. É um campeonato democrático que diversos produtores, independente do tamanho, podem participar. A partir de lotes de 18, 20 cabeças já podem participar. Então todo mundo pode e deve participar porque é uma competição democrática e muito gostosa, de valorização do trabalho do pecuarista e de valorização da raça Nelore”, sustentou.

Máquina de produzir carne: evolução da carcaça impressiona no Circuito Nelore

MUDANÇAS DE REGULAMENTO
André revelou que ajustes foram feitos no regulamento para valorizar a terminação de animais jovens. Por exemplo, enquanto até o ano passado a idade correspondia a 25% da composição da nota final, em 2020 vai passar a compor 30% da nota final.

Ao mesmo tempo, machos acima dos seis dentes receberão nota zero. Pontuarão apenas os bois com até quatro dentes, assim como já ocorre para as fêmeas.

Outra alteração ocorreu no avaliação de peso. Agora a faixa de maior pontuação aumentou em uma arroba, passando de 18-22@ para 18-23@ para os machos com mais de 2 dentes. Já para os machos 0 dentes, a faixa de peso de maior pontuação vai até 26 arrobas. Para as fêmeas, a faixa de peso a ser buscada fica entre 14 e 18@.

+ Circuito Nelore de Qualidade 2020: regulamento

CATEGORIAS
Outra novidade para o Circuito Nelore de Qualidade 2020 é uma premiação especial para animais terminados a pasto e machos castrados. Ao longo do ano, cada etapa seguirá premiando os três melhores produtores de machos e fêmeas. Ao final do campeonato, os três melhores produtores de cada categoria serão premiados.

Também ao fim do campeonato, haverá a entrega de um prêmio para o vencedor de cada categoria especial criada para 2020: melhor lote de machos castrados, melhor lote de machos terminados a pasto e melhor lote de fêmeas terminadas a pasto.

Em sua participação, Locateli falou ainda da oportunidade para o pecuarista receber premiações pela qualidade das carcaças produzidas. Pelo Protocolo Nelore Natural, disponível para todos os filiados às associações de criadores da raça em cada estado, o produtor pode receber bônus de até R$ 10,50/@ conforme o animal comercializado.

Premiação por qualidade leva à evolução da pecuária, diz presidente da Nelore

Programa Nelore Natural: como participar

+ Confira todos os episódios da série especial “Cupim, sabor de Nelore”

O executivo estendeu convite também aos sindicatos rurais, secretarias de agricultura e demais associações do setor que queiram aproveitar o calendário de realização das etapas em suas regiões para promover encontros com produtores e discutir temas diversos. Um destes encontros já está programado para ocorrer ocorrer junto à etapa do circuito em Teixeira de Freitas, na Bahia.

Veja a entrevista completa com André Locateli no vídeo abaixo: