Frente fria alivia calor e seca no Sul; chuvas seguem volumosas no N e NE

Temperaturas vão chegar até os 40ºC antes da chegada de frente fria na Região Sul; já em locais do Norte e Nordeste, acumulado de chuvas pode chegar aos 200 mm

A população da Região Sul ainda vai sofrer com o calor intenso até o próximo sábado, conforme disse na previsão do tempo que foi ao ar pelo Giro do Boi desta sexta-feira, 13, o doutor em meteorologia Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet. As temperaturas devem passar até dos 40ºC no sábado em alguns locais e o tempo seco junto com o calor só deverão ser amenizados a partir de domingo, com a chegada de uma frente fria.

O calor mais intenso no sábado (14) está previsto para ocorrer na região metropolitana, chegar a Santa Maria e ao noroeste do Rio Grande do Sul. Depois disso, a frente fria ameniza as altas temperaturas partindo do RS e chegando ao sul de Santa Catarina até São Paulo. As precipitações, ainda irregulares, não devem passar dos 40 mm.

Enquanto isso, o fim de semana será marcado pela sequência das chuvas volumosas no Norte de Nordeste do Brasil. No sul do Pará, sul do Amazonas, norte do Tocantins, pegando também parte de Goiás, e também em locais do Nordeste, como sul da Bahialitoral, Maranhão, Piauí e Ceará, passando pontualmente também pelo Matopiba, o volume de precipitações deve passar dos 100 mm, com locais marcando 150 mm e até 200 mm nos próximos dias, conforme Schneider apontou nos mapas.

Na capital paulista e Vale do Paraíba em São Paulo, pode haver pancadas localizadas de chuva no final do domingo, segundo Schneider.

Veja a previsão completa e os mapas com o pelo vídeo abaixo: