Com uma lista cada vez mais extensa de trabalhos realizados com os animais no curral, como aumento do uso de IATF, identificação individual e ultrassom, por exemplo, o pecuarista precisa capacitar sua equipe para lidar com o gado em meio a esta estrutura com mais frequência.
Para auxiliar o produtor a capacitar a si mesmo e à sua equipe com relação ao bem-estar do seu rebanho durante o manejo no curral, o Grupo Etco, Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal vinculado à FCAV Unesp, lançou neste mês de outubro mais um fascículo de sua série de Manuais de Boas Práticas de Manejo, livreto que reúne de forma didática os resultados de estudos científicos e experiências práticas desenvolvidas pelo seus pesquisadores integrantes. A obra traz desde conceitos básicos para a lida com o gado no curral até manutenção das instalações e equipamentos e dicas de planejamento.
+ Faça aqui o download do novo Manual de Boas Práticas de Manejo no Curral
O livro foi publicado pelo grupo de pesquisas em parceria com a MSD Saúde Animal e a Friboi. Para a indústria frigorífica, a iniciativa fez parte do mês do bem-estar animal, que aproveita o Dia Mundial dos Animais, celebrando em 04/10, para desenvolver uma série de ações voltadas à conscientização de colaboradores e fornecedores.
“Ao longo deste mês a companhia está realizando uma série de ações voltadas ao tema, como palestras, encontros e capacitações de colaboradores. Neste ano, uma das ações voltadas ao tema contou com a participação da pesquisadora Temple Grandin, que visitou a unidade de abate em Campo Grande (MS). Temple é professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos. Suas ideias e pesquisas sobre o comportamento e o manejo de bovinos e, em particular, seus projetos de currais serviram de inspiração para a elaboração deste manual e têm orientado a definição de estratégias para o desenvolvimento de currais adaptados às realidades brasileiras”, informou a Friboi em comunicado oficial.
+ Bem-estar dos animais de produção: veja palestra do professor Mateus Paranhos sobre o tema
Nesta terça, 29, o especialista de bem-estar animal da companhia, Éverton Andrade, fez um balanço das atividades do mês em entrevista concedida ao Giro do Boi. “Hoje a gente vê uma evolução muito grande. Vai fazer dez anos que eu trabalho na área de bem-estar animal, então gente está vendo uma evolução tanto no campo quanto no transporte como na indústria também da importância desse tema. Tem uma frase bacana do professor Mateus Paranhos: a gente tem que cuidar bem dos animais. Este é o nosso compromisso, realmente, eu respeito e pratico. Este é o slogan. E a consequência é de atender bem aos mercados, diminuir contusões. Se a gente tratar bem os animais nós vamos ter ótimos resultados financeiros também”, avaliou Andrade.
O especialista fez referência ao selo contido nos novos uniformes (imagem abaixo) que serão utilizados pelos funcionários das indústrias do grupo, sejam voltadas à produção de carne bovina ou suína e de aves, uma das iniciativas que ocorreram em meio ao mês do bem-estar animal.
Veja o balanço do mês do bem-estar animal na entrevista completa de Éverton Andrade ao Giro do Boi nesta terça, 29: