Por conta do Dia Mundial dos Animais, celebrado em 04/10, a Friboi dedicou o mês inteiro ao tema, tornando outubro o mês do bem-estar animal. Ao longo dos 31 dias, uma série de ações foi – e ainda está sendo – realizada junto aos colaboradores da matriz a corporação, das fábricas por todo o país e também direcionadas aos fornecedores de matéria-prima.
Uma das iniciativas foi o lançamento, no dia 09/10, do Manual de Boas Práticas de Manejo no Curral, um publicação do Grupo Etco, Grupo Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal ligado à Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, e teve o apoio da Friboi e da MSD Saúde Animal.
+ Faça aqui o download do novo Manual de Boas Práticas de Manejo no Curral
A publicação foi tema de entrevista do coordenador do Grupo Etco e professor da Unesp de Jaboticabal-SP Mateus Paranhos ao Giro do Boi naquele mesmo dia, quando falou sobre o livreto ao programa e, logo após, proferiu palestra com o tema “Bem-estar animal e sustentabilidade: explorando as possibilidades para uma abordagem integrativa” para colaboradores na sede da Friboi em São Paulo, capital.
Além de falar da história dos Manuais de Boas Práticas de Manejo, Paranhos contextualizou em sua apresentação como o bem-estar animal se integra nos dias de hoje ao tripé da sustentabilidade: i) vitalidade econômica; ii) ambiente natural preservado; e iii) preservação das comunidades saudáveis. “As questões do bem-estar animal estão intrinsecamente relacionadas com estas questões da sustentabilidade. Em alguns casos dá facilmente para fazer um link com cada um dos três pontos do tripé”, indicou.
Veja a palestra na íntegra do professor Mateus Paranhos pelo vídeo abaixo: