Qual a importância de se criar empatia para com o seu colega? Em um ambiente de trabalho, este comportamento pode fazer a diferença na produtividade da empresa. O assunto foi abordado nesta quinta, 08, na segunda edição do quadro Giro Inspiração, pela consultora Helda Elaine, especialista em comportamento e desenvolvimento humano e autora do livro “O ser humano 10D – O futuro é de quem faz algo a mais”.
“Quando se fala em empatia, logo vem a ideia de se colocar no lugar do outro, buscando compreender seus sentimentos, dores e atitudes ao invés de simplesmente julgar, criar estereótipos, criticar ou desprezar. Tarefa difícil essa empatia, hein? Justamente em momentos que não conseguimos sequer compreender, muitas vezes, as nossas atitudes. Tentar se colocar no lugar do outro, para alguns, pode parecer muito estranho, mas a empatia é essencial para entender, atender e surpreender pessoas”, explicou a consultora.
Entretanto, uma vez que o profissional se abre para este processo, ele dá oportunidade para que o colega aprenda e também para que ele mesmo obtenha mais conhecimento pela interação, enalteceu Elaine. “Coopere, contribua para a evolução do outro e isso é muito mais fácil quando a gente se coloca no lugar do outro, quando a gente dá boas vindas para o outro oferecendo o que a gente já sabe e aberto a aprender com o que ele também sabe”, esclareceu.
Em sua conclusão, a especialista em comportamento e desenvolvimento humano listou três passos que ajudam na ‘tarefa difícil’ de criar empatia com os colegas de trabalho:
– Compreender a pessoa pelo que ela é não pelo que gostaríamos que ela fosse;
– Não condenar pela aparência, e sim absorver pela essência;
– Se colocar no lugar dos outros.
Veja a segunda edição do quadro Giro Inspiração na íntegra pelo vídeo abaixo: